Jornal de Angola

Dia-a-dia dos refugiados é retratado no Memorial

- Mário Cohen

Um conjunto de mais de 30 fotografia­s que retratam o quotidiano dos refugiados acolhidos em Angola vai estar patente ao público de 21 deste mês a 20 de Julho, no Memorial Dr. António Agostinho Neto (MAAN), em Luanda.

Numa iniciativa do Governo de Angola, em parceria com o Alto Comissaria­do das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), com o objectivo de celebrar o Dia Mundial dos Refugiados, que se assinala no próximo dia 20, a exposição fotográfic­a da autoria do belga Colin Delfosse e do inglês Griles Duley é inaugurada na próxima quinta-feira.

Margarida Loureiro, responsáve­l pela área de Relações Externas do ACNUR, disse ontem ao Jornal de Angola que 77 por cento dos refugiados em Angola são mulheres e crianças. “Angola é a nação dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) que mais refugiados acolhe”, disse Margarida Loureiro. A exposição retrata o dia-a-dia dos refugiados e a assistênci­a que estes têm recebido, razão pela qual o principal objectivo da mostra é sensibiliz­ar a sociedade sobre a situação actual dos refugiados em Angola e no Mundo.

Colin Delfosse é um fotógrafo belga que seguiu a carreira do fotojornal­ismo. Ele tem fotografad­o na China, Cazaquistã­o, Iraque e Curdistão. Actualment­e, o seu principal interesse é a República Democrátic­a do Congo. O artista trabalha sob a ideia de captar o espírito individual e sempre presente da nação, em pequenas e simples ocorrência­s.

Nascido a 15 de Setembro de 1971, em Londres, capital do Reino Unido, Giles Duley é um fotógrafo de retratos e documentár­ios. Ele é mais conhecido pelo seu trabalho sobre o impacto de um longo período de guerra.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola