Dia-a-dia dos re­fu­gi­a­dos é re­tra­ta­do no Me­mo­ri­al

Jornal de Angola - - CULTURA - Má­rio Cohen

Um con­jun­to de mais de 30 fo­to­gra­fi­as que re­tra­tam o quo­ti­di­a­no dos re­fu­gi­a­dos aco­lhi­dos em An­go­la vai es­tar pa­ten­te ao pú­bli­co de 21 des­te mês a 20 de Ju­lho, no Me­mo­ri­al Dr. An­tó­nio Agos­ti­nho Ne­to (MAAN), em Lu­an­da.

Nu­ma ini­ci­a­ti­va do Go­ver­no de An­go­la, em par­ce­ria com o Al­to Co­mis­sa­ri­a­do das Na­ções Uni­das pa­ra os Re­fu­gi­a­dos (ACNUR), com o ob­jec­ti­vo de ce­le­brar o Dia Mun­di­al dos Re­fu­gi­a­dos, que se as­si­na­la no pró­xi­mo dia 20, a ex­po­si­ção fo­to­grá­fi­ca da au­to­ria do bel­ga Co­lin Del­fos­se e do in­glês Gri­les Du­ley é inau­gu­ra­da na pró­xi­ma quin­ta-fei­ra.

Mar­ga­ri­da Lou­rei­ro, res­pon­sá­vel pe­la área de Re­la­ções Ex­ter­nas do ACNUR, dis­se on­tem ao Jor­nal de An­go­la que 77 por cen­to dos re­fu­gi­a­dos em An­go­la são mu­lhe­res e cri­an­ças. “An­go­la é a na­ção dos Paí­ses Afri­ca­nos de Lín­gua Ofi­ci­al Por­tu­gue­sa (PALOP) que mais re­fu­gi­a­dos aco­lhe”, dis­se Mar­ga­ri­da Lou­rei­ro. A ex­po­si­ção re­tra­ta o dia-a-dia dos re­fu­gi­a­dos e a as­sis­tên­cia que es­tes têm re­ce­bi­do, ra­zão pe­la qual o prin­ci­pal ob­jec­ti­vo da mos­tra é sen­si­bi­li­zar a so­ci­e­da­de so­bre a si­tu­a­ção ac­tu­al dos re­fu­gi­a­dos em An­go­la e no Mun­do.

Co­lin Del­fos­se é um fo­tó­gra­fo bel­ga que se­guiu a carreira do fo­to­jor­na­lis­mo. Ele tem fo­to­gra­fa­do na Chi­na, Ca­za­quis­tão, Ira­que e Cur­dis­tão. Ac­tu­al­men­te, o seu prin­ci­pal in­te­res­se é a Re­pú­bli­ca De­mo­crá­ti­ca do Con­go. O ar­tis­ta tra­ba­lha sob a ideia de cap­tar o es­pí­ri­to in­di­vi­du­al e sem­pre pre­sen­te da na­ção, em pe­que­nas e sim­ples ocor­rên­ci­as.

Nas­ci­do a 15 de Se­tem­bro de 1971, em Lon­dres, ca­pi­tal do Rei­no Uni­do, Gi­les Du­ley é um fo­tó­gra­fo de re­tra­tos e do­cu­men­tá­ri­os. Ele é mais co­nhe­ci­do pe­lo seu tra­ba­lho so­bre o impacto de um lon­go pe­río­do de guer­ra.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.