Fran­ça li­de­ra “ran­king” de equi­pas mais va­li­o­sas

Jornal de Angola - - ESPECIAL -

Es­ti­ma­da em 1,4 mil mi­lhões de eu­ros, a se­lec­ção fran­ce­sa às or­dens de Di­di­er Des­champs tem o plan­tel mais ca­ro, dos 32 con­jun­tos pre­sen­tes na fa­se fi­nal, do Cam­pe­o­na­to do Mun­do de fu­te­bol, Rús­sia'2018, por ter os jo­ga­do­res mais co­ta­dos no mer­ca­do.

Os gau­le­ses su­pe­ra­ram na con­cor­rên­cia a In­gla­ter­ra ori­en­ta­da por Ga­reth South­ga­te, cu­jo or­ça­men­to es­tá fi­xa­do em 1,3 mil mi­lhões e o Bra­sil, com 1,2 mil mi­lhões. Os nú­me­ros fo­ram di­vul­ga­dos na vés­pe­ra da pro­va pe­lo Ob­ser­va­tó­rio de Fu­te­bol (CIES).

Por­tu­gal, ac­tu­al cam­peão eu­ro­peu em tí­tu­lo, co­man­da­do por Fer­nan­do San­tos, in­te­gra o top 10 do “ran­king” ocu­pan­do a oi­ta­va po­si­ção, com uma ava­li­a­ção es­ti­ma­da em 656 mi­lhões de eu­ros.

O Egip­to é o 17º co­lo­ca­do da ta­be­la, com 232 mi­lhões. De re­al­çar que gran­de par­te des­te va­lor é gra­ças ao ata­can­te do Li­ver­po­ol, Moha­med Sa­lah, cal­cu­la­do em 171 mi­lhões. O Irão, com 40 mi­lhões, Ará­bia Sau­di­ta (21) e Pa­na­má (15), con­tam com pou­cos jo­ga­do­res nas prin­ci­pais li­gas do mun­do, ra­zão pe­la qual en­con­tram­se na cau­da. Se­gun­do o CIES, Har­ry Ka­ne, cra­que do Tot­te­nham é o jo­ga­dor mais va­li­o­so na com­pe­ti­ção.

O avan­ça­do in­glês es­tá es­ti­ma­do em 210 mi­lhões de eu­ros, su­pe­ran­do Ney­mar (196) e Mbap­pé (187) am­bos do PSG e Mes­si, do Bar­ce­lo­na com 184. Cris­ti­a­no Ro­nal­do, me­lhor jo­ga­dor do mun­do e ca­pi­tão da se­lec­ção por­tu­gue­sa, re­gis­ta um va­lor or­ça­do em 103 mi­lhões de eu­ros.

As ava­li­a­ções do Ob­ser­va­tó­rio de Fu­te­bol re­fe­rem­se ao “pre­ço jus­to” que um po­ten­ci­al com­pra­dor de­via pa­gar no mo­men­to de con­tra­tar o atle­ta. A ci­fra é ge­ra­da por meio de um al­go­rit­mo que le­va em con­si­de­ra­ção as actuações do jo­ga­dor, tan­to pe­lo clu­be quan­to pe­la se­lec­ção.

DR

Avan­ça­do fran­cês Kilyan Mbap­pé é um dos mais ca­ros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.