Es­tu­dan­tes de Elec­tri­ci­da­de tra­ba­lham nas co­mu­ni­da­des

Jornal de Angola - - ESPECIAL - Vic­to­ri­no Jo­a­quim

Fi­na­lis­tas do cur­so de Elec­tri­ci­da­de do Ins­ti­tu­to Po­li­téc­ni­co de Ca­cu­a­co vão, a par­tir do pró­xi­mo ano, in­ter­vir na so­lu­ção dos pro­ble­mas eléc­tri­cos nas co­mu­ni­da­des, re­ve­lou on­tem, em Lu­an­da, o di­rec­tor-ge­ral da ins­ti­tui­ção, Ven­tu­ra Sal­va­dor.

O pro­jec­to, anun­ci­a­do à mar­gem da aber­tu­ra da ter­cei­ra edi­ção da Fei­ra de Tec­no­lo­gia e de Empreendedorismo, tem o apoio da Em­pre­sa Na­ci­o­nal de Elec­tri­ci­da­de (ENDE) e sur­ge co­mo uma opor­tu­ni­da­de pa­ra os es­tu­dan­tes, após a for­ma­ção, po­de­rem ali­ar a te­o­ria à prá­ti­ca e es­ta­rem pre­pa­ra­dos pa­ra o mer­ca­do de tra­ba­lho.

Ven­tu­ra Sal­va­dor su­bli­nhou que os es­tu­dan­tes vão “ba­ter às por­tas”dos ci­da­dãos, pa­ra iden­ti­fi­car os pro­ble­mas e, com apoio da ENDE, en­con­trar a so­lu­ção. Além dis­so, vão co­lher ex­pe­ri­ên­ci­as dos téc­ni­cos em ser­vi­ço.

A ter­cei­ra edi­ção da Fei­ra de Tec­no­lo­gia e de Empreendedorismo, pro­mo­vi­da pe­lo Ins­ti­tu­to Po­li­téc­ni­co de Ca­cu­a­co, de­cor­re des­de on­tem até ao dia 16, pa­ra ce­le­brar o 11º ani­ver­sá­rio da ins­ti­tui­ção.

Du­ran­te os três di­as, 60 ex­po­si­to­res, en­tre alu­nos e ins­ti­tui­ções, vão mos­trar ma­te­ri­al de cons­tru­ção, ar­te­sa­na­to, li­vros pa­ra to­dos os gos­tos, pin­tu­ra e de­se­nho. On­tem, as prin­ci­pais atrac­ções fo­ram dois jo­vens do cur­so de Elec­tri­ci­da­de, Te­o­do­ro Jo­sé e Tem­bo Van­go, que apre­sen­ta­ram um pro­jec­to de ilu­mi­na­ção, a par­tir de ba­te­ri­as fei­tas com la­tas de ga­so­sa.

Até sá­ba­do são re­a­li­za­das pa­les­tras com te­má­ti­cas di­ver­si­fi­ca­das so­bre tec­no­lo­gi­as de in­for­ma­ção e co­mu­ni­ca­ção. Es­tão con­vi­da­dos pre­lec­to­res li­ga­dos aos Mi­nis­té­ri­os das Te­le­co­mu­ni­ca­ções e Tec­no­lo­gi­as de In­for­ma­ção, Ener­gia e Águas, Or­de­na­men­to do Ter­ri­tó­rio e Ha­bi­ta­ção e En­si­no Su­pe­ri­or, além do Cen­tro In­te­gra­do de For­ma­ção Tec­no­ló­gi­ca (Cin­fo­tec) e o Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal e Ges­tão de Bol­sas de Es­tu­do (Inag­be).

O pro­gra­ma da fei­ra in­clui vi­si­tas de es­tu­do à es­ta­ção da Em­pre­sa Pú­bli­ca de Águas (EPAL), à Re­fi­na­ria de Lu­an­da, ao Cin­fo­tec, ao Zan­go 0 e 8.000, à Fa­cul­da­de de En­ge­nha­ria, à es­ta­ção do An­go­sat na Fun­da e à As­sem­bleia Na­ci­o­nal.

Uma cam­pa­nha de do­a­ção de san­gue pa­ra o Hos­pi­tal Mu­ni­ci­pal de Ca­cu­a­co é re­a­li­za­da du­ran­te a fei­ra. No es­pa­ço vai ser fei­ta re­co­lha de ma­te­ri­al di­dác­ti­co e tec­no­ló­gi­co pa­ra ser dis­tri­buí­do nas es­co­las e cen­tros de aco­lhi­men­to de cri­an­ças des­fa­vo­re­ci­das, do mu­ni­cí­pio de Ca­cu­a­co.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.