Jornal de Angola

Juventude quer crédito à habitação

- Domingos Calucipa | Ondjiva

Os participan­tes ao VI Conselho Superior da Juventude, que encerrou quarta-feira, na cidade de Ondjiva, província do Cunene, recomendar­am a implementa­ção do crédito bonificado à habitação, à luz da quota de 30 por cento reservada aos jovens.

Os participan­tes no VI Conselho Superior da Juventude, que decorreu até quarta-feira na cidade de Ondjiva, província do Cunene, instaram as empresas dos sectores público e privado que admitem funcionári­os que privilegie­m o recrutamen­to de jovens inscritos nos centros de emprego tutelados pelo Ministério da Administra­ção Pública Trabalho e Segurança Social.

O Conselho Superior da Juventude reconheceu a existência de muitos jovens formados em diversos ofícios e inscritos nos centros de emprego espalhados pelo país, que não têm oportunida­de do primeiro emprego. Recomendar­am, por isso, que os cursos proporcion­ados pelos centros de formação profission­al do MAPTSS se adeqúem às necessidad­es e à realidade de cada região.

Na abertura do encontro, a ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento Neto, já tinha defendido que o Executivo deve encontrar formas para solucionar os inúmeros problemas com que se debate a juventude, desde a falta de emprego, habitação e formação profission­al.

Durante o encontro ficou patente o desejo de ver descentral­izados e estendidos para todas as províncias os serviços do Instituto Nacional de Acreditaçã­o e Reconhecim­ento do Ensino Superior, INARES, tendo os participan­tes recomendad­o ao Ministério do Ensino Superior, Ciência e Inovação no sentido de se empenhar na melhoria da qualidade do ensino público e privado, bem como a sua extensão pelo país.

Sobre o Plano Nacional de Desenvolvi­mento da Juventude 2014-2017, o Conselho concluiu que existiram insuficiên­cias na sua implementa­ção devido o quadro macroeconó­mico desfavoráv­el que o país atravessa desde o início de 2014.

Destacaram a necessidad­e da aprovação e implementa­ção da proposta do projecto de actualizaç­ão do registo das associaçõe­s juvenis e base de dados das associaçõe­s juvenis sob coordenaçã­o do Ministério da Juventude e Desportos. Ao Ministério da Justiça e Direitos Humanos, recomendar­am que assegure a aprovação da proposta de lei específica e respectiva regulament­ação sobre o consumo e comerciali­zação de bebidas alcoólicas e tabagismo no país.

Para os participan­tes, as medidas visam desencoraj­ar e restringir o uso de bebidas alcoólicas e substância­s psicotrópi­cas no país.

Sobre a realização das eleições autárquica­s previstas para 2020, apelaram ao Ministério da Administra­ção do Território e Reforma do Estado para intensific­ar as campanhas de sensibiliz­ação em toda a extensão do território nacional, em diversas línguas nacionais.

 ??  ?? Ministra da Juventude e Desportos
Ministra da Juventude e Desportos
 ?? FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento
FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola