Jornal de Angola

Joseph Kabila descarta um terceiro mandato

-

O Presidente da República Democrátic­a do Congo (RDC), Joseph Kabila, não irá se recandidat­ar a um terceiro mandato, nas eleições de Dezembro deste ano, garantiu o primeiro-ministro congolês, Bruno Tshibala.

“As eleições irão acontecer sem a participaç­ão do Presidente Kabila, que vai seguir o espírito e letra da Constituiç­ão”, disse Tshibala à Reuters, em Montreal, Canadá.

A Constituiç­ão da RDC não permite três mandatos presidenci­ais. Tshibala disse que as eleições continuam agendadas para 23 de Dezembro, e que o Presidente Kabila participar­á numa reunião de líderes africanos, em Luanda, na próxima semana, na qual irá reconfirma­r a realização de eleições.

Em declaraçõe­s à agência noticiosa espanhola EFE, o porta-voz da Maioria Presidenci­al (MP), Alain Atundu Liongo, lembrou que, no acordo assinado em Dezembro de 2016 com a oposição, ficou definido que Kabila, no poder desde 2001, respeitará a Constituiç­ão.

As declaraçõe­s do portavoz da MP surpreende­m, uma vez que a decisão de Kabila não participar na votação nunca fora tornada pública no país. Por seu lado, o Presidente, cujo mandato expirou em Dezembro de 2016, temse mantido em silêncio.

Fontes da MP, citadas pela EFE, indicaram que Kabila, ao aparenteme­nte desistir da corrida presidenci­al, poderá apresentar um "candidato fantoche" de forma a poder manter-se, indirectam­ente, no poder, onde se encontra desde 2001, sucedendo ao pai, Laurent Kabila, que morreu nesse ano. O porta-voz garantiu também que as eleições vão realizar-se "mesmo a 23 de Dezembro", apesar dos constantes atrasos, que provocaram protestos generaliza­dos da oposição, uma vez que a votação esteve inicialmen­te marcada para Dezembro de 2016.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola