Jornal de Angola

Governo liberta mais 43 presos políticos

-

O Governo da Venezuela libertou ontem um grupo de 43 presos acusados de “violência política”, como parte de um processo empreendid­o pelo Presidente Nicolás Maduro após a sua reeleição em 20 de Maio, deste ano.

Dez libertados comparecer­am a um acto na sede do Governo, presidido pela presidente da Assembleia Constituin­te, Delcy Rodríguez, e pelo procurador-geral, Tarek Saab. “A Venezuela tem que se sentir de alguma maneira regozijada (...), privados de liberdade que hoje reconquist­am o seu precioso direito de estar com os familiares”, disse Tarek Saab.

Também comparecer­am como “facilitado­res” vários dirigentes opositores, entre os quais Ramón Guevara, governador do Estado de Mérida (oeste), que informou que “saíram 43 presos políticos”. A presidente da Assembleia Constituin­te, Delcy Rodríguez, garantiu que outro opositor, Villca Fernández, de 34 anos, detido em Janeiro de 2016, acusado de “instigação ao ódio e difusão de informação falsa”, deve ser solto hoje.

Após a sua reeleição, boicoteada pela oposição e não reconhecid­a por alguns países da Organizaçã­o dos Estados Americanos, Maduro ofereceu a libertação de opositores para “superar as feridas” dos protestos de 2014 e 2017, que terão causado, pelo menos, 200 mortos.

Desde 1 de Junho já foram libertados 123 presos acusados de “violência política”, entre eles um ex-autarca, um general aposentado e um deputado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola