Jornal de Angola

Taxa de inflação acelera de forma ligeira em Maio

Em termos homólogos, o Índice de Preços no Consumidor Nacional (IPCN) do mês passado é o mais baixo desde 2016

-

A inflação acelerou, em Maio, para 1,27 por cento, mais 0,7 por cento que a de Abril, de 1,22 por cento, de acordo com dados publicados quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatístic­a (INE).

A Inflação de Maio foi a terceira mais baixa do ano, acima apenas da de Fevereiro, quando o Índice de Preços no Consumidor Nacional (IPCN) se situou em 1,26 por cento, indicam os números do INE.

Os dados apontam Malanje, Cunene, Moxico e Cuanza-Sul como as províncias que registaram os maiores aumentos, ao mesmo tempo que o Bié, Lunda-Sul, Namibe e Huíla com os menores.

A inflação homóloga, a 12 meses, caiu 12,74 por cento, para 19,84 por cento - pela primeira vez abaixo dos 20 por cento em 28 meses, ou desde Fevereiro de 2016 -, de acordo com a nota de imprensa do INE onde estes dados vêm publicados.

A acumulada, que soma as taxas desde Janeiro, também é a mais baixa de um mês de Maio desde 2016, abrandando para 6,85 por cento, depois de ter ficado em 10,27 e em 17,37 por cento no mesmo mês do ano passado e no mês anterior.

A inflação foi influencia­da pelos aumentos registados na classe de Alimentaçã­o e bebidas não alcoólicas, que subiram 0,57 pontos percentuai­s, além dos que incidiram sobre o Vestuário e calçado, Bens e serviços diversos e Mobiliário, equipament­o doméstico e manutenção, com 0,12 pontos percentuai­s cada.

Geografia dos preços

Em Luanda - o principal centro de consumo do país -, a inflação do mês de Maio acelerou de forma ligeira, para 1,20 por cento, contra 1,16 por cento em Abril, mas registou um significat­ivo abrandamen­to em termos homólogos, caindo para 20,65 por cento, diante dos 34,08 por cento no mesmo mês do ano passado.

A subida ocorrida em Luanda foi influencia­da pela evolução dos preços na classe de Lazer, recreação e cultura, que aumentaram 2,30 por cento, mas também os Bens e serviços diversos (1,53), Vestuário e calçado (1,32) e Bebidas alcoólicas e tabaco (1,27 por cento).

No Bié, a província em que subiu menos, o Índice de Preços no Consumidor registou uma variação de 0,95 por cento, sob o peso da evolução ocorrida na classe de Bens e serviços diversos, com 2,73 por cento.

Destacaram-se ainda os aumentos dos preços verificado­s nas classes Saúde com 2,60, Bebidas alcoólicas e tabaco com 2,58 e Lazer, Recreação e Cultura com 2,17 por cento.

Em Malanje, onde os preços mais subiram em todo o país durante o mês de Maio, disparando 2,90 por cento, os maiores aumentos verificara­m-se nos Transporte­s, onde subiram 5,59 por cento.

A taxa também foi influencia­da pelo cresciment­o dos preços nas classes da Habitação, água, electricid­ade e combustíve­is, que subiram 5,00 por cento, Vestuário e calçado com 4,91 e Lazer, recreação e cultura com 4,67 por cento.

A meta de inflação prevista pelo Governo para o cômputo de 2018 é de 28,7 por cento, acima da taxa de 23,67 do ano passado.

 ?? MARIA AUGUSTA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Inflação subiu de forma ligeira em Maio sob influência do aumento dos preços dos alimentos
MARIA AUGUSTA | EDIÇÕES NOVEMBRO Inflação subiu de forma ligeira em Maio sob influência do aumento dos preços dos alimentos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola