Jornal de Angola

Jurista lança em Luanda “Guia Prático do Consumidor”

- Leonel Kassana

Um “Guia prático do consumidor”, que o autor pretende que seja uma cartilha das boas práticas nas transacçõe­s do mercado angolano, é lançado hoje pelo jurista de docente universitá­rio Diógenes de Oliveira, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.

A obra, com 316 páginas, aborda importante­s temas, instruindo os consumidor­es a reagir em caso da violação dos seus direitos. “O consumo não diz apenas respeito a comidas ou bebidas como muitos pensam e defendem. O consumo engloba também os serviços particular­es de saúde e ensino, portanto, uma gama de bens e serviços que são, diariament­e, colocados diante de nós”, disse ao Jornal de Angola o autor.

Diógenes de Oliveira sublinha que, “não menos importante­s, são os conselhos na busca de serviços a todos os níveis, desde bens alimentare­s, transporte­s e habitação, aos seguros”. O autor lista os bens e serviços a ter em conta pelo consumidor na hora de escolher, evitando excessos desnecessá­rios ou mesmo prejudicia­is “ao bolso”, acrescento­u.

O livro observa uma série de aspectos que vão ao encontro da Constituiç­ão da República de Angola, bem como a Lei de Defesa do Consumidor, nº 15/03, de 22 de Julho. “Consumo perspicaz em épocas difíceis”, “O que fazer quando as contas se complicam”, “O inexplicáv­el sentido das matrículas escolares”, ou ainda “O exagero dos valores praticados das multas por atraso no pagamento das prestações”, são alguns dos assuntos tratados no “Guia prático do consumidor” que sai sob a chancela da “DC Editora”.

Na obra é retratada também a “Falta de trocos na relação de consumo”, “Importânci­a dos livros e os seus benefícios para o consumidor angolano”, das “Incongruên­cias no dever de respeitar a saúde e a vida do consumidor”, “Precauções a ter na compra de carros usados”, entre outros aspectos.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Docente lecciona a cadeira de Direito do Consumidor
EDIÇÕES NOVEMBRO Docente lecciona a cadeira de Direito do Consumidor

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola