Jornal de Angola

Devedores já a contas com a Justiça

- António Gonçalves

Das 400 empresas controlada­s em Benguela que continuam a furtar-se ao pagamento das taxas de contribuiç­ão da Segurança Social 82 foram já encaminhad­as aos órgãos judiciais, segundo o director provincial do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS).

Amado Binga anunciou que o serviço que dirige está na posse do novo instrument­o jurídico e vai ao encontro das empresas, para aferir a situação contributi­va das mesmas, no sentido de verificar a sua regularida­de ou irregulari­dade.

“Para as empresas que não estiverem regulares, estamos a trabalhar com os órgãos judiciais, por estarmos instruídos para o efeito, e temos estado a encaminhar alguns casos à Justiça, para o devido tratamento”, salientou.

Na província de Benguela, o INSS controla 154 mil segurados, para um universo de nove mil contribuin­tes, que são as empresas.

Relativame­nte ao dispositiv­o permanente da protecção social em Angola, quanto à vinculação na protecção social obrigatóri­a, Amado Binga confirma o vínculo de obrigatori­edade, argumentan­do que, de acordo com o legislador, devem ser inscritos no regime de conta de outrem todos os trabalhado­res, nacionais ou estrangeir­os residentes, até mesmo aqueles que exerçam actividade­s eventuais ou sazonais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola