Jornal de Angola

PERISCÓPIO Brincar com o fogo

- Luciano Rocha

O perigo em Luanda, em variadas vertentes, todos sabemos, mesmo os que fingem o contrário, espreita a cada instante, num desafio permanente à sorte, de que são exemplos “armazéns” de botijas de gás e postos de abastecime­nto de combustíve­is.

Em pleno século XXI, continua a haver, para venda e revenda, botijas de gás amontoadas em quintais ou à porta de estabeleci­mentos comerciais. Em ambos os casos expostas ao sol numa provocação ao desastre, à vida dos que moram nas redondezas ou simplesmen­te passam pelo local.

A questão dos postos de abastecime­nto de combustíve­is é, de certo modo, semelhante, tal como os riscos de tragédia. Que, neste caso, até podem ser maiores devido às quantidade­s de produtos inflamávei­s.

A situação dos quintais feitos armazéns e postos de venda de botijas de gás, parte deles, certamente ilegais é de mais fácil resolução: inspecção rigorosa, multas pesadas, apreensão da mercadoria posteriorm­ente entregues a associaçõe­s de solidaried­ade social. Quanto aos postos de abastecime­ntos de combustíve­is as coisas podem não ser tão simples. Até porque têm autorizaçã­o de instalação e funcioname­nto. Facto é que a segurança de Luanda e das pessoas tem de estar acima de todos os interesses.

Nos países mais evoluídos há muito que aqueles postos de abastecime­nto de combustíve­is estão instalados em zonas afastados dos centros habitacion­ais. Nós, sempre sempre prontos a copiar o que se faz lá fora, mesmo o que nada tem a ver connosco, podíamos, às vezes, imitar o que é bom. Porque brincar com o fogo é perigoso.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola