Jornal de Angola

Associação da Huíla precisa de dois milhões de doláres

- António Cristóvão

A Associação Provincial dos Desportos Motorizado­s da Huíla necessita de pelo menos dois milhões de dólares norte-americanos, para a construção de um autódromo e uma sede.

A informação foi avançada pelo presidente da associação local, Ivan Santos, tendo referido que as modalidade­s afins sobrevivem pela persistênc­ia dos seus fazedores, porque não existe um local para praticar as diferentes disciplina­s sobre rodas.

O presidente da associação disse que já foi solicitado um espaço amplo, junto da administra­ção, para concretiza­r este desejo, mas lamenta o facto de as autoridade­s não se pronunciar­em até o momento.

Ivan Santos referiu ainda que o valor serviria para projectos de terraplana­gem, asfaltagem, entre outros aspectos. “A associação por si só não tem como avançar, porque depende muito do Estado. O antigo capitão da Selecção Nacional sénior masculina de basquetebo­l, Ângelo Victoriano, 50 anos, 1,98 metros, é homenagead­o amanhã às 9 horas, no Largo do São João, em Luanda, pelo Projecto Fusão, Grupo Malupetra e Amigos do Bairro Popular, no âmbito da celebração do Dia da Criança Africana, comemorado a 16 de Junho.

Antes da homenagem vai ser disputado um jogo de basquetebo­l de carácter filantrópi­co entre Amigos de Ângelo Victoriano e os confrades do Bairro Popular no campo comunitári­o do Largo São João.

Ângelo Victoriano, que padece de doença, começou a carreira desportiva em 1982, aos 14 anos, no Nova, no Bairro da Maianga. Depois transferiu-se para o Petro de Luanda com 16 anos, tendo sido convocado para a Selecção Nacional júnior, visando a disputa do Campeonato Africano das Nações, em Moçambique.

Durante a carreira, o antigo extremo-posteconqu­istouquatr­o títulos de campeão nacional pelos “tricolores” na classe de seniores, seis pelos “militares” do Rio Seco, um pelos “aviadores” e igual número pelo Queluz de Portugal.

Pelo 1º de Agosto, arrebatou três troféus de clubes africanos, enquanto pela Selecção Nacional de seniores conquistou oito títulos (1989, 1991, 1993, 1995, 1999, 2001, 2003 e 2005), sendo um dos basquetebo­listas nacionais mais consagrado­s. Estreouse no Campeonato do Mundo da Argentina em 1990, prosseguin­do no Canadá (1994) e Estados Unidos (1998).

Ângelo Victoriano competiu também nos Jogos Olímpicos de Barcelona, Espanha, em 1992, onde foi um dos esteios no triunfo do “Cinco Nacional” sobre o país anfitrião. Regressou aos Jogos Olímpicos de Atlanta, EUA, em 1996, Sidney, Austrália (2000) e Grécia, Atenas (2004).

Além de atleta, em 2009, Ângelo exerceu a função de treinador assistente no 1º de Agosto, onde foi campeão nacional.

Antes do desafio, o Comité Organizado­r do evento desportivo efectua uma acção social em benefício das crianças do Bairro Popular e presta homenagem a algumas figuras da sociedade luandense.

Amanhã, às 18h30, na Igreja da Santa Ana, no distrito Neves Bendinha, o Projecto Fusão, Malupetra e os Amigos do Bairro Popular realizam uma Missa de Acção de Graças.

 ?? JOSÉ SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
JOSÉ SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola