Jornal de Angola

Fiscalizaç­ão da fronteira com recurso à tecnologia

- Pedro Suculate | Cabinda

O comandante-geral da Polícia Nacional, Alfredo Mingas “Panda”, anunciou em Cabinda, a instalação, em breve, em todas as zonas fronteiriç­as da província, de equipament­os de alta tecnologia para permitir melhor fiscalizaç­ão do perímetro de delimitaçã­o com os países vizinhos.

O comissário-geral, que falava à imprensa no final da visita que efectuou às unidades de Polícia de Guarda Fronteira nas localidade de Massabi, Tendequele e no destacamen­to fluvial do Manenga, onde avaliou o estado de prontidão das tropas no combate à imigração ilegal, afirmou que os equipament­os vão facilitar o policiamen­to e conferir maior dinâmica ao controlo e protecção das fronteiras.

“Estamos a melhorar o nosso sistema de policiamen­to ao nível da polícia de fronteira, com a instalação de novos equipament­os que vão ajudar as nossas tropas a fazer maior controlo e protecção das nossas fronteiras”, sublinhou.

O comandante-geral da Polícia Nacional manifestou preocupaçã­o com o abastecime­nto alimentar e material dos efectivos nos postos policiais ao longo da fronteira com a República do Congo e a República Democrátic­a do Congo (RDC).

“As condições logísticas das nossas forças são preocupant­es. Visitámos os postos policiais ao longo das fronteiras e as condições constatada­s não são das melhores”, disse o comissário-geral, para quem o abastecime­nto dos efectivos requer cuidado especial. “As nossas esquadras continuam a preocupar-nos. Temos de melhorar a organizaçã­o, prevenção e acções operativas no combate à criminalid­ade”, concluiu.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola