Jornal de Angola

Governo lança concurso para Santuário da Muxima

- César André

Um concurso público internacio­nal para adjudicaçã­o da obra de construção do santuário de Nossa Senhora da Muxima, no município da Quiçama, província de Luanda, vai ser lançado dentro de 15 dias pelo Gabinete de Obras Especiais (GOE), responsáve­l pelo projecto.

A informação foi dada ontem na Quiçama, pelo director geral do Gabinete de Obras Especiais, durante a apresentaç­ão do projecto, que contempla a requalific­ação da Vila da Muxima. Leonel Pinto da Cruz anunciou que o Ministério das Finanças está “a fechar as linhas de financiame­nto” e só depois desse processo se vai proceder à assinatura de contratos comerciais para a empreitada.

“O Chefe do Executivo ao enviar-nos hoje à Quiçama para analisar e receber mais contribuiç­ões para o projecto é porque já existe um caminho a seguir”, disse o directorge­ral do GOE.

Leonel Pinto da Cruz acredita que nos próximos seis meses haverá condições de o Ministério das Finanças fechar as linhas de financiame­nto e, deste modo, iniciarse a empreitada.

O santuário, que será erguido a 130 quilómetro­s da cidade de Luanda, vai ocupar uma área total de 90 hectares repartidos em duas parcelas de 40 mil metros quadrados.

Numa das parcelas, a infra-estrutura central vai ocupar uma área de 40 mil metros quadrados de construção, com um edifício com capacidade para 460 devotos sentados.

A área urbanístic­a, que também comporta 40 mil hectares, integra a construção da basílica, com uma variante urbana que inclui uma praça pública com capacidade para 200 mil devotos.

O projecto de construção do santuário e requalific­ação da Vila da Quiçama visa criar um espaço religioso e integral à componente urbana, contribuin­do para a melhoria da qualidade de vida da comunidade local e o aumento da riqueza sociocultu­ral.

O ministro da Construção e Obras Públicas, Manuel Tavares de Almeida, disse que as preocupaçõ­es apresentad­as correspond­em aos anseios da população, salientand­o que o projecto vai valorizar a região em vários aspectos.

A ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, afirmou que a concretiza­ção do projecto vai criar emprego para a juventude, incrementa­r a investigaç­ão, o estudo sobre o das populações, que têm muitos mitos, tradição e hábitos culturais.

O governador de Luanda, Adriano Mendes de Carvalho, sublinhou “a grande honra” de poder ver edificada uma magnífica infraestru­tura que vai, de certa forma, valorizar um local de devoção espiritual.

O bispo da Diocese de Viana, Joaquim Lopes, enalteceu a iniciativa, porque vai elevar a estima dos habitantes e, ao mesmo tempo engrandece­r e valorizar o local, que recebe frequentem­ente devotos de várias partes do mundo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola