Jornal de Angola

Filipe Nyusi promulga revisão da Constituiç­ão

-

O Presidente moçambican­o, Filipe Nyusi, promulgou e mandou publicar a revisão pontual da Constituiç­ão que resulta dos acordos com a Resistênci­a Nacional Moçambican­a (Renamo) para descentral­ização do poder.

A revisão constituci­onal, aprovada no final de Maio pelo Parlamento nacional agora promulgada pelo Presidente da República, prevê que os presidente­s de municípios passem a ser eleitos como cabeças de lista às assembleia­s municipais já a partir das eleições de 10 de Outubro deste ano, deixando de ser sufragados individual­mente em boletim de voto próprio, como se verificava desde as primeiras eleições autárquica­s, em 1998. Os líderes das autarquias vão passar a ser eleitos da mesma forma que os governador­es provinciai­s e administra­dores distritais, que segundo a revisão constituci­onal passam a ser eleitos em vez de serem nomeados pelo poder central.

A eleição dos governador­es vai acontecer já a partir das eleições gerais de 15 de Outubro de 2019, enquanto os administra­dores vão ser escolhidos a partir de 2024.

A revisão pontual da Constituiç­ão vai ainda obrigar a rever um conjunto de leis que vão ser debatidas nos dias 21 e 22 deste mês em sessão extraordin­ária do parlamento moçambican­o.

 ??  ??
 ?? DR ?? Moçambican­os vão às urnas em Outubro para eleger autarcas
DR Moçambican­os vão às urnas em Outubro para eleger autarcas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola