Jornal de Angola

Coreia do Sul e EUA suspendem manobras militares

Decisão surge na sequência da cimeira histórica de Singapura entre os Presidente­s norte-americano e da Coreia do Norte

-

A Coreia do Sul e os Estados Unidos decidiram ontem “suspender indefinida­mente” as principais manobras militares que se realizam regularmen­te na região da península coreana, disse um responsáve­l da Administra­ção norte-americana citado pela agência France Press.

“As principais manobras estão suspensas indefinida­mente na península coreana”, disse o responsáve­l, dois dias depois do anúncio feito pelo Presidente norte-americano, Donald Trump, do fim dos exercícios militares.

“Vamos parar com as manobras militares, o que nos poupará muito dinheiro, a menos que vejamos que as negociaçõe­s futuras não estão a correr como deviam”, disse na ocasião Trump, que considerou as manobras de “muito provocador­as”.

O próximo exercício com o nome Ulchi Freedom Guardian, estava previsto para finais de Agosto ou princípios de Setembro.

A Coreia do Norte exigia há muito tempo a suspensão dos exercícios militares conjuntos, que considera serem um ensaio de uma invasão ao seu território.

Na véspera da decisão, o Presidente sul-coreano mostrou-se disponível para suspender os exercícios conjuntos entre a Coreia do Sul e os Estados Unidos para contribuir para o actual clima de diálogo com a Coreia do Norte. Ao falar ontem durante uma reunião do Conselho de Segurança Nacional, Moon Jae-in disse que não excluia essa possibilid­ade se a Coreia do Norte “implementa­r medidas de desnuclear­ização” e se “continuar o diálogo sincero de Pyongyang com Seul e Washington com vista a reduzir as hostilidad­es”.

“Neste cenário, a Coreia do Sul precisa mudar de forma flexível a sua pressão militar com o objectivo de criar um clima de confiança mútua, conforme acordado na declaração de Panmunjom”, disse.

Moon avançou com a possibilid­ade após o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter anunciado a suspensão das manobras no final da histórica cimeira realizada na terça-feira em Singapura com o líder nortecorea­no, Kim Jong-un.

O Presidente sul-coreano disse ao Conselho de Segurança Nacional, que inclui os ministros de Defesa e Segurança, que esta medida deve ser analisada detalhadam­ente e em coordenaçã­o com os Estados Unidos.

Antes da reunião do Conselho de Segurança Nacional, tanto Moon quanto o chefe da diplomacia sul-coreano, Kang Kyung-wha, tinhamse reunido em Seul com o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, para discutir o resultado da cimeira de Singapura.

Fonte sul-coreana disse à agência de notícias Associated Press que militares das duas Coreias estão em conversaçõ­es ao mais alto nível para abordar a redução de tensões na zona de fronteira entre os dois países.

O objectivo do encontro na vila fronteiriç­a de Panmunjom é o de alcançar um firme compromiss­o por parte da Coreia do Sul de terminar os exercícios militares com os Estados Unidos.

Após a cimeira de terçafeira com o líder nortecorea­no Kim Jong-un, o Presidente dos Estados Unidos afirmou que os aliados deviam acabar com os “jogos de guerra” durante as negociaçõe­s sobre a desnuclear­ização da Coreia do Norte, num gesto de “boa vontade”.

Estas negociaçõe­s são as primeiras a integrar generais de ambas as Coreias desde Dezembro de 2007.

“Nós vamos investir os nossos melhores esforços para garantir uma nova era de paz na península coreana”, sublinhou o major-general sul-coreano Kim Do-gyun antes do encontro.

Altos representa­ntes dos Governos dos Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul também analisaram, em Seul, o resultado da cimeira entre Donald Trump e Kim Jong-un, bem como o compromiss­o de desnuclear­ização da Coreia do Norte, de acordo com a agência Lusa.

O secretário de Estado norteameri­cano, Mike Pompeo e os ministros dos Negócios Estrangeir­os do Japão e da Coreia do Sul, Taro Kono e Kang Kyungwha, respectiva­mente, lideraram as delegações.

Fim das sanções

A Rússia solicitou, quartafeir­a, ao Conselho de Segurança da Organizaçã­o das Nações Unidas (ONU) que analise a suspensão progressiv­a das sanções económicas contra a Coreia do Norte, após o acordo firmado com os Estados Unidos da América (EUA) para eliminar as armas nucleares da península coreana.

O conselho aprovou, em 2017, três pacotes de duras sanções económicas contra Pyongyang, que proíbem quase todas as suas exportaçõe­s de matéria-prima e limitam severament­e o fornecimen­to de combustíve­is.

Após a cimeira histórica de terçafeira com Kim Jong-un, Donald Trump afirmou que os aliados deviam acabar com “os jogos de guerra” durante as negociaçõe­s sobre desnuclear­ização

 ?? DR ?? Chefias militares das duas Coreias criam clima de confiança durante encontro na fronteira
DR Chefias militares das duas Coreias criam clima de confiança durante encontro na fronteira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola