Jornal de Angola

Vinte mil diamantes nas apreensões fiscais

- Isidoro Samutula | Dundo

As apreensões fiscais da Lunda-Norte ao longo dos últimos 12 meses incluem 20.352 diamantes, revelou ao Jornal de Angola o segundo comandante da unidade da Polícia Fiscal daquela província, José Sebastião.

Nesse período, as apreensões também incidiram sobre oito mil litros de combustíve­l, 1.178 litros de óleo de palma, 44.116 quilos de sal, 1.750 quilos da farinha de trigo e semelhante quantidade de óleo de palma.

Foram ainda recuperada­s 3.835 caixas de coxa de frango, 4.765 quilos de açúcar, 500 quilos de arroz, 80 telemóveis, 282 quilos de peixe seco, cinco mil quilos de mandioca e 3.700 litros da bebida caseira “Txintxampa”.

A isso, junta-se uma arrecadaçã­o de mais de 55 milhões de kwanzas por multas, em acções operativas realizadas por técnicos da VII Região Tributária e outros serviços que trabalham na gestão do comércio fronteiriç­o com a República Democrátic­a do Congo (RDC).

O segundo o comandante da Polícia Fiscal da LundaNorte afirmou que foram registadas 132 infracções cometidas por grupos activos na importação, exportação e circulação ilegal de mercadoria­s, tráfico de diamantes, posse de estupefaci­entes e imigração ilegal.

Para tornar o trabalho mais eficiente, os efectivos da Polícia Fiscal beneficiar­am, ao longo do ano, de vários cursos no domínio de instrução e formação, fiscalizaç­ão externa, liderança, assegurame­nto de grandes eventos, impostos internos, registo, informação e cadastro, finanças e instrução fiscal aduaneira.

A província da LundaNorte partilha uma vasta fronteira de 770 quilómetro­s com a RDC. Onze mercados situados ao longo da fronteira devem começar a funcionar até ao final do ano em curso.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola