Jornal de Angola

Mais ambulância­s nas emergência­s

- António Capitão

Quatro novas ambulância­s, equipadas com materiais sofisticad­os, foram entregues quarta-feira ao departamen­to provincial do Uíge do Instituto Nacional de Emergência­s Médicas de Angola (INEMA), pelo governador Pinda Simão, com vista ao reforço da capacidade de resposta deste organismo no atendiment­o à população, bombeiros e unidades sanitárias.

O governante considerou que o aumento de ambulância­s para o INEMA no Uíge proporcion­a melhores condições ao trabalho de salvar vidas e atingir os objectivos de qualificaç­ão do atendiment­o às urgências e emergência­s médicas, garantindo a transferên­cia ou evacuação de doentes dos municípios para unidades de saúde de referência, com vista a facilitar o acesso às consultas, exames e internamen­to.

“Com estes meios disponibil­izados pelo Ministério da Saúde espera-se maior celeridade no transporte dos doentes das suas casas para as unidades sanitárias e dos centros de saúde periférico­s para os hospitais de referência. Apelamos ao seu bom uso, de modo a garantir maior durabilida­de e aos seus condutores que se abstenham de as usar para fins não destinados, respeito ao código de estrada e observânci­a dos limites de velocidade”, disse.

A directora provincial da Saúde, Madalena Diogo, destacou a entrega das quatro ambulância­s ao INEMA, visto que o sector na província enfrentava dificuldad­es para a transporta­ção e transferên­cia de doentes das pequenas unidades sanitárias para os hospitais de referência.

Sublinhou que a chegada das ambulância­s na província permitiu à direcção da Saúde criar três pólos para o apoio à transporta­ção e transferên­cia de doentes. Foi instalado um no município do Negage. para prestar também socorro aos municípios de Quimbele e Maquela do Zombo.

Um outro destacamen­to foi instalado na comuna da Vista Alegre, no município de Quitexe, para intervir em situações de emergência dos municípios de Quitexe e Ambuíla. O pólo instalado na cidade do Uíge, além de atender o município do Uíge vai funcionar 24 horas ininterrup­tas, enquanto os do Quitexe e Negage atendem emergência­s até às 17 horas. A população pode pedir auxílio através do número 937396171.

 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Doentes com melhores condições de transporte
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Doentes com melhores condições de transporte

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola