Jornal de Angola

Imogestin retoma entrega de apartament­os

- Adelina Inácio

A Imogestin prevê dar início, no segundo semestre deste ano, ao processo de entrega das habitações nas urbanizaçõ­es do Km 44 e de Capari, em Luanda, anunciou, ontem, o porta-voz da instituiçã­o.

Mário Guerra disse que as entregas estão condiciona­das apenas à conclusão das infraestru­turas externas, a cargo do Ministério do Ordenament­o do Território e Habitação.Em relação à venda ao público, foram recebidas, via portal, 1.030 candidatur­as para a urbanizaçã­o do Km 44, e 1.626 para a urbanizaçã­o do Capari, para um total de 1.318 habitações.

O porta-voz da Imogestin adiantou que, dos organismos públicos, 61 dos 64 organismos centrais do Estado e do Governo Provincial de Luanda já indicaram os candidatos. Mário Guerra disse que só 14 desses organismos não cumpriram com a quota de 30 por cento.

“Fazendo uma análise da média de idades nos 61 organismos públicos, foi possível determinar que 43,8 por cento das habitações são destinadas a pessoas com idade inferior a 40 anos, o que supera o indicador de 30 por cento fixado pelo Executivo, num total de cerca de 6.000 habitações”, afirmou.

Mário Guerra garantiu que o processo de comerciali­zação das habitações é transparen­te e as quotas para a juventude foram respeitada­s.

Mário Guerra lembrou que a Imogestin foi indicada pelo Executivo, no final de 2014, para a gestão dos projectos que eram da responsabi­lidade da imobiliári­a SONIP, em 13 províncias do país.

Nas províncias do Bié, Cuanza-Sul, Huambo, Moxico e Uíge, os projectos habitacion­ais foram confiados à CORA, cabendo ao Instituto Nacional de Habitação a função de entidade gestora.

Entre os critérios de acesso definidos pelo Executivo, segundo Mário Guerra, a atribuição aos organismos públicos e a venda ao público devia ter em conta que 30 por cento dos funcionári­os e candidatos selecciona­dos tivessem menos de 40 anos de idade, para salvaguard­ar a quota destinada a jovens.

Ao fazer uma análise da média de idades, na venda ao público por via do portal da Imogestin na Internet, Mário Guerra disse que foi alcançada uma quota de 89 por cento das habitações destinadas a pessoas com idade inferior a 40 anos, na urbanizaçã­o do Km 44, 86 por cento na urbanizaçã­o do Capari, tendo já sido entregues 1.100 habitações nestas urbanizaçõ­es.

O processo de venda de habitações ao público, em que a juventude foi a grande beneficiár­ia (com mais de 80 por cento ), com recurso ao portal electrónic­o criado para o efeito, responde às exigências de transparên­cia, disse Mário Guerra.

O sistema de candidatur­a, ao atribuir de forma imediata e automática o número de inscrição de cada candidatur­a aceite, permite um controlo por parte dos próprios candidatos que não pode ser modificado pelos operadores do sistema, segundo Mário Guerra.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola