Jornal de Angola

Show Piô junta músicos numa viagem ao passado

Nova Energia mantém a tradição dos últimos quatro anos de levar antigas estrelas ao palco do Centro de Conferênci­as de Belas

- Honorato Silva

Pelo quarto ano consecutiv­o, a Nova Energia realiza hoje, a partir das 19h00, no Centro de Conferênci­as de Belas, no Futungo II, em Luanda, o “Show Piô”, um festival abrilhanta­do por estrelas da canção infantil das duas primeiras décadas de Angola como Estado independen­te.

As gerações de 1970 e 80, hoje homens com mais de 40 anos, voltam a viajar pelas canções que animavam os programas de rádio e televisão, bem como os festivais para crianças, num encontro invariavel­mente marcado por emoções fortes, com adultos a exterioriz­arem sentimento de nostalgia.

Depois da estreia em 2015,inserida no projecto Show do Mês, no Royal Plaza Hotel, em Talatona, a festa da música infantil angolana foi transforma­da num momento de celebração de periodicid­ade anual, no qual muitos reencontra­m colegas e amigos de infância ausentes há vários anos.

Lucas de Brito “Maya Cool”, Venâncio Prata, Yuri da Cunha, Alberto Matos, Alfredo Hossi, As Gingas, Clélia Sambo, Alice Berenguel, Cininho, Joseca, Faustino Segunda e Martins Cristóvão “Pipiadora” encabeçam a lista de estrelas do passado, que voltam a subir ao palco para os aplausos do mesmo público que vibrou e fez das canções autênticos sucessos, há mais de três décadas.

Acompanhad­os pelos instrument­istas da banda Show do Mês, os músicos, na sua maioria afastados da vida artística, salvo algumas excepções, como Lucas de Brito, Yuri da Cunha e As Gingas, vão interpreta­r mais de 40 canções, em 3h30 de espectácul­o, para satisfação de um público que canta do princípio ao fim e vibra, numa sala com capacidade de acolher 2800 pessoas sentadas.

Canções memoráveis

As canções inscritas no alinhament­o do concerto fazem parte do período de ouro do canto infantil angolano, com temas criados e gravados na Rádio Nacional. Alguns músicos são homenagead­os a título póstumo, como José Machado “Mamborrô” e João de Assunção.

“Guida” e “Mamborrô”, interpreta­das por Lucas de Brito, “Anda Girinha”, Alberto Matos, “Menina” de Júlia Domingos, “Sukula minha mãe”, Tony Kaboko, e “Pipiadora” são algumas das canções escolhidas para o show, que reserva igualmente espaço para a viagem por sucessos internacio­nais, com destaque para o Brasil, nas vozes de Gary Sinedima e Mary.

As gerações de 1970 e 80, hoje homens com mais de 40 anos, voltam a viajar pelas canções que animavam os programas de rádio e televisão

O reencontro no Centro de Conferênci­as de Belas contempla, além de brincadeir­as e jogos, a exibição de desenhos animados e seriados que marcaram uma época na TPA. “Pantera cor de Rosa”, “Misteriosa­s cidades de ouro”, “Gustavo” e “Verão Azul” fazem parte das memórias deste tempo.

Para voltar a ser criança, levando um amigo, o lema do Show Piô, o bilhete custa 16 mil kwanzas e está à venda na discoteca Stromp e no Royal Plaza Hotel, bem como disponível na linha de atendiment­o por telefone.

 ??  ??
 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Maya Cool revive hoje no Show Piô os áureos momentos da canção infantil no país
EDIÇÕES NOVEMBRO Maya Cool revive hoje no Show Piô os áureos momentos da canção infantil no país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola