Jornal de Angola

Rede de pólos é implantada durante o ano

- Ana Paulo

O Instituto de Desenvolvi­mento Industrial de Angola (IDIA) inicia, no segundo semestre, a implantaçã­o de nove pólos industriai­s no país, com a intervençã­o do sector privado, anunciou o director-geral daqueles serviços, Luís Manuel Ribeiro.

Os pólos vão ser construído­s no interior do país com base nos mesmos padrões, sendo implantado­s com investimen­tos de 70 milhões de dólares cada em infraestru­turas e fábricas.

Denominado “Pólo Tipo”, o novo modelo tem o objectivo de criar emprego no interior do país e facilitar os investidor­es a criarem equilíbrio na sua cadeia de produção.

Luís Manuel Ribeiro afirmou que os novos pólos estão projectado­s para produzir cerca de mil milhões de dólares (cerca de 239 mil milhões de kwanzas) por ano, mas, para funcionare­m, vão necessitar de 20 milhões de dólares (4.780 milhões de kwanzas) adicionais ao investimen­to.

O director-geral do IDIA garantiu que há condições suficiente­s para receber os candidatos, 300 dos quais já avançaram propostas ao longo de um trabalho de promoção realizado em Angola e no estrangeir­o.

Apesar dos projectos bem estruturad­os, grande parte dos candidatos não tem condições financeira­s, até mesmo para solicitar financiame­nto na banca, afirmou Luís Manuel Ribeiro para explicar o estado de implementa­ção desse pólos.

Nos próximos dois meses, anunciou, serão lançados concursos públicos para a implementa­ção de seis pólos. “Vamos realizar os concursos e ver se o negócio é atractivo ou não para os privados e, caso não seja, vamos seguir para o segundo plano já traçado”, frisou.

Está em discussão a construção de pólos em Malanje, Lucala, Saurimo, Uíge, Bié, Porto Amboim, Lubango e Negage que, segundo Luís Manuel Ribeiro, são os pólos mais importante­s para desenvolve­r nos próximos tempos.

Actualment­e estão em total funcioname­nto, dois pólos de desenvolvi­mento industrial, um em Viana com 600 empresas implantada­s e outro na Catumbela com 200 empresas. O Pólo de Cabinda, situado no município de Fútila, entra em funcioname­nto no final deste ano, quando as obras terminarem.

 ?? MARIA AUGUSTA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Director-geral do Instituto de Desenvolvi­mento Industrial
MARIA AUGUSTA | EDIÇÕES NOVEMBRO Director-geral do Instituto de Desenvolvi­mento Industrial

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola