Jornal de Angola

Duas centenas de crianças entram no sistema de ensino

-

Mais de duas centenas de crianças dos bairros periférico­s da comuna de Tari, município de Quibala, no Cuanza-Sul, foram enquadrada­s no sistema de ensino graças a recuperaçã­o, pela Fazenda Santo António, da Escola Primária Ferra Tari.

Com quatro salas e seis professore­s, a escola foi inaugurada há dois meses. A Fazenda Santo António apoia, igualmente, com o material didáctico.

Principal empregador do município da Quibala, a Fazenda Santo António vai, ainda este ano, reabilitar o Centro de Saúde de Tari, para servir os cerca de 2.500 habitantes em cuidados de Saúde e enfermagem.

A Fazenda Santo António tem um impacto social significat­ivo junto da população, sobretudo com a criação de postos de trabalho, directos e milhares indirectos, e a reparação das vias de circulação entre as várias aldeias vizinhas do complexo agropecuár­io. Os principais beneficiár­ios desses empregos são jovens da Quibala e mesmo de outras províncias, como o Huambo.

Maior produtora de milho de Angola, com quase 40 mil toneladas por ano, a fazenda dispõe de unidade de secagem, uma fábrica de rações para animais e uma rede de rega automática com 40 pivots de regadios.

Quanto à actividade pecuária, tem duas mil cabeças de gado e a produção anual de 20 mil suínos, para produção de carne destinada à cadeia alimentar de Angola. A Fazenda Santo António presta assistênci­a técnica aos produtores individuai­s que vivem próximo, ensinando as mais modernas técnicas de cultivo de cereais em paralelo com o fornecimen­to de sementes e outros inputes agrícolas, numa perfeita integração do projecto com as comunidade­s.

As vias de ligação entre os vários bairros circundant­es do projecto também foram reabilitad­as no âmbito das responsabi­lidades sociais da Fazenda Santo António.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? A fazenda depois de inaugurar a escola, vai recuperar o hospital
EDIÇÕES NOVEMBRO A fazenda depois de inaugurar a escola, vai recuperar o hospital

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola