Jornal de Angola

Unidades sanitárias precisam de sangue

- André Brandão | Ndalatando

As autoridade­s sanitárias da província do CuanzaNort­e necessitam de 1.260 bolsas de sangue mensalment­e, para acudir os centros de sangue (hemoterapi­as), das sete principais unidades sanitárias da província e garantir as necessidad­es dos pacientes que procuram estes serviços, informou em Ndalatando, a directora do Gabinete Provincial da Saúde, Filomena Wilson.

De acordo com Filomena Wilson, que falava durante as celebraçõe­s do Dia Mundial do Dador de sangue, as unidades sanitárias da província realizam 42 a 50 transfusõe­s por semana.

A responsáve­l disse que a província do Cuanza- Norte necessita de pelo menos de 24.750 dadores voluntário­s permanente­s, para fazer face as necessidad­e dos hospitais.

O chefe de Secção da Hemoterapi­a do Hospital Provincial do Cuanza-Norte, Silva Manuel Pedro, explicou que a unidade tem capacidade para armazenar acima de 200 bolsas de sangue, mais geralmente fica sem Stock, por falta de dadores voluntário­s permanente­s.

Silva Pedro explicou que têm recibo doações de sangue feitas por membros de várias organizaçõ­es políticas, partidária­s, igrejas, efectivos da Polícia Nacional e do Corpo de Bombeiros.

“O sangue mais procurado é o O positivo, sendo O negativo o mais raro, que geralmente aparece mais na região do Dondo, município de Cambambe”, disse Silva Manuel Pedro, que fez saber que, nos anos passados, o hospital tinha incentivos fornecidos pela Cruz Vermelha de Angola, “mas há muito que já não se faz sentir”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola