Jornal de Angola

Mostra de teatro incentiva crianças a preservare­m o meio ambiente

- Manuel Albano

A terceira edição da Mostra de Teatro Infantil destinada a despertar nas crianças o gosto pelas artes dramáticas, encerra hoje à noite, na Liga Africana, em Launda.

A Companhia Infantil Tuzolana, promotora da iniciativa, apresenta hoje, às 15h00, a peça “O dia das cores”. O grupo Catarcis Teatro apresenta a partir das 16h00, o espectácul­o “Njinga Mbandi”.

A exibição de peças de teatro dedicadas à criança permite o surgimento de novos actores e o envolvimen­to no projecto de várias escolas públicas e privadas de Luanda disse, ontem, ao Jornal de Angola, a coordenado­ra da iniciativa, Liliana Nzinga.

A coordenado­ra, que considerou positivo o empenho e a participaç­ão dos grupos, o que permite dar visibilida­de ao teatro dedicado as crianças, lamentou a ausência de qualquer representa­nte do Ministério da Cultura na cerimónia da abertura do festival.

Apesar de não estar muito confiante no aumento da participaç­ão do público para superar os três mil espectador­es da edição passada, realizada no Centro Cultural Rebita, na Ilha do Cabo, em Luanda, Liliana Nzinga espera que nesta edição haja, ao menos, dois mil.

A primeira edição que se realizou na Mediateca de Luanda, explicou Liliana Nzinga, atingiu mil espectador­es. “O objectivo do projecto é torná-lo móvel e extensivo aos municípios e distritos de Luanda. O que notamos é que há locais onde existe maior adesão e participaç­ão das crianças e dos encarregad­os de educação”.

A Mostra Infantil de Teatro, que visa comemorar o 16 de Junho, Dia da Criança Africana, serve de reflexão ao percurso a seguir para o cresciment­o do teatro infantil em Angola.

A Companhia Tuzolana abriu, segunda-feira, a mostra com a peça “Tribunal do Ambiente”.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Iniciativa do grupo Tuzolana promove teatro para crianças
EDIÇÕES NOVEMBRO Iniciativa do grupo Tuzolana promove teatro para crianças

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola