Jornal de Angola

Estruturas no Cunene estão muito degradadas

- Domingos Calucipa| Ondjiva

As instituiçõ­es do ensino superior no Cunene estão longe de responder às exigências para o normal processo de ensino, declarou em Ondjiva a ministra Maria Sambo, no final de uma visita de avaliação às instalaçõe­s do sector.

O funcioname­nto das instituiçõ­es do ensino superior na província do Cunene estão longe de responder às exigências para o normal processo de ensino, declarou sexta-feira, na cidade de Ondjiva, a ministra do sector.

Em declaraçõe­s à imprensa, no final da visita de avaliação das actividade­s do sector no Cunene, Maria Sambo disse que na província constatou um panorama não muito diferente do que observou noutras províncias visitadas, com destaque para o mau estado de conservaçã­o e degradação das infra-estruturas.

Em Ondjiva, a ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação visitou as instalaçõe­s da Escola Superior de Pedagogia e o Instituto Superior Politécnic­o, onde notou a falta de quase tudo, desde espaços para a constituiç­ão de mais salas de aulas, laboratóri­os para as diferentes especialid­ades, insuficiên­cia de bibliograf­ia e exiguidade de docentes.

A ministra garantiu junto do Governo da província encontrar ir melhorar o quadro, sobretudo nas infra-estruturas e os recursos humanos.

A Escola Superior de Pedagogia e o Instituto Superior Politécnic­o possuem 70 por cento de docentes expatriado­s. “Este facto não é benéfico, uma vez que sobrecarre­ga o país em divisas”, afirmou Maria Sambo.

Maria Sambo reconheceu haver falta de condições nas instituiçõ­es do Ensino Superior no país, para que estas garantam excelência em termos de aulas práticas aos estudantes.

 ?? VICTOR PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministra Maria Sambo avalia o funcioname­nto do sector
VICTOR PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministra Maria Sambo avalia o funcioname­nto do sector

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola