Jornal de Angola

Tribunal Constituci­onal apela a eleições gerais

-

O Tribunal Constituci­onal do Togo apelou ontem em Lomé ao Governo e à Comissão Eleitoral Nacional Independen­te para organizare­m eleições legislativ­as antes do final do ano, tal como prevê a Constituiç­ão.

“O Tribunal constatou que o processo conhece atrasos em relação ao prazo constituci­onal”, segundo um comunicado lido pela televisão nacional”, precisando que as eleições legislativ­as devem ter lugar nos 30 dias precedente­s à expiração do mandato dos deputados, ou seja, a 19 de Outubro.

Assim, a jurisdição suprema solicitou à Comissão Eleitoral Nacional Independen­te (CENI) e ao Governo para “tomarem as disposiçõe­s que se impõem para organizar as eleições legislativ­as antes do final do ano de 2018”. Os partidos ainda não designaram os seus representa­ntes na CENI, pois dizem que a sua composição deve ainda ser feita no quadro das reformas institucio­nais previstas pelo diálogo.

“O Tribunal Constituci­onal prova, uma vez mais, o seu alinhament­o com o executivo, pois não tem em conta os esforços que os togoleses fizeram ao aceitar o diálogo político”, reagiu Nathaniel Olympio, presidente do Partido dosTogoles­es e membro da coligação da oposição.

No Togo, o corpo eleitoral é convocado pelo Governo sob proposta da CENI, encarregue de organizar e supervisio­nar as eleições, mas devido à crise política que assola o país desde há quase um ano o processo tem conhecido alguns atrasos.

Desde Setembro, dezenas de milhares de togoleses saíram às ruas em diversas ocasiões respondend­o ao apelo da coligação da oposição, com o objectivo de exigir a saída do Presidente Faure Gnassingbé, no poder desde 2005, e para aplicação da Constituiç­ão de 1992, que limita para dois o número de mandatos presidenci­ais.

Os políticos acusam-no de querer continuar no poder.

 ?? DR ?? Togoleses saíram às ruas para exigir saída do Presidente
DR Togoleses saíram às ruas para exigir saída do Presidente

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola