Jornal de Angola

Nova fábrica no Pólo Industrial do Lucala

- André Brandão | Ndalatando

em funcioname­nto, na sexta-feira, de uma unidade de reciclagem de plástico e papelão no município do Lucala, CuanzaNort­e, um investimen­to de 2,4 milhões de dólares (573 milhões de kwanzas), marcou arranque do Pólo de Desenvolvi­mento Industrial daquela localidade.

A Full Bliss Angola, como é denominada, é a primeira unidade do género no Norte do país e dispõe de uma capacidade de produção de cerca de 60 toneladas de resíduos de plástico e 20 de papelão por mês.

A fábrica permanecia em produção experiment­al desde 2017, quando formou 73 trabalhado­res - 56 técnicos fabris e 17 administra­tivos -, empregando, agora, 116, incluindo 13 expatriado­s chineses.

A actividade da fábrica é baseada na transforma­ção de produtos usados na matéria-prima chamada grânulo de plástico, o que requer o processo mercantil de recolha de lixo e de bens descartado­s pelos consumidor­es, envolvendo populares que passam a obter rendimento­s com as transacçõe­s que daí advêm. A linha de produção expede artigos plásticos para uso doméstico e empresaria­l, incluindo garrafas de plástico semi-acabadas para uso industrial, tampas plásticas para uso industrial, talheres descartáve­is, sacos de plástico e baldes de lixo.

A produção resulta ainda em mangueiras plásticas de micro-irrigação agrícola, polpa de papelão e cartões de ovos, de acordo com os dados obtidos pela reportagem deste jornal.

O empreendim­ento resulta, além das suas variáveis económicas, em ganhos sociais obtidos com a reciclagem­dosdejecto­smaiscomun­s - plástico e papelão -, dando lugar ao fabrico de produtos úteis, redução da poluição e protecção ambiental.

 ?? NILO MATEUS | EDIÇÕES NOVEMBRO | NDALATANDO ?? Interior da fábrica de reciclagem de plástico e papel no Lucala
NILO MATEUS | EDIÇÕES NOVEMBRO | NDALATANDO Interior da fábrica de reciclagem de plástico e papel no Lucala
 ??  ?? A entrada em
A entrada em

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola