Jornal de Angola

Evento regista o maior movimento de espectador­es

-

O Campeonato do Mundo da Rússia é o mais movimentad­o de todos os tempos, de acordo com estatístic­as de vendas, com convidados de todos os cantos do mundo. Excepciona­lmente, a Rússia decidiu permitir a entrada no país de todos os adeptos estrangeir­os, que possuem ingressos, sem terem de obter nenhum tipo de visto.

Além disso, todos espectador­es com ingressos para os jogos em sua posse podem mover-se livremente, entre as cidades sedes. Trata-se de uma grande vantagem, tendo em conta as enormes distâncias.

Troféus

Ao longo da história dos mundiais, foram concedidos dois troféus separados, de 1930 a 1970. Um deles foi dedicado a Jules Rimet, em homenagem ao ex-presidente da FIFA, feito de prata esterlina banhado em ouro e lápis-lazúli.

Em 1974, o ceptro actual foi inaugurado, feito de ouro de 18 quilates e uma forma de duas figuras humanas a segurar a Terra. A bola da competição é chamada Telstar, a mais moderna da história do mundo.

Hábitos e costumes

Os russos não entram em casa de sapatos. Para o acesso ao interior da residência tiram os sapatos e há um calçado específico para andar dentro de casa, chamado tapochki. Geralmente, possuem vários calçados desses em casa, para visita nenhuma ficar descalça.

Tatuagem

Na Rússia, quem tem uma tatuagem siginifica que já foi preso. Por isso, ninguém quer abrir um estúdio de tatuagem. Chamar qualquer pessoa que não seja pelo seu nome, dizendo “psiu” ou assobiar, é uma ofensa sem limites.

Gatos

Os gatos são animais sagrados na Rússia. Ao fazerem a mudança, o primeiro a entrar na casa é o gato. Mas, quem não tiver um gato para pisar primeiro na nova residência há muitas locadoras de gatos.

O feriado

No Ano Novo, as pessoas enfeitam as casas e só voltam a trabalhar cerca de 10 dias depois. A taxa de acidentes de carros na Rússia é muito alta. Por isso, existe um canal de televisão só para registar os acidentes de trânsito.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola