Jornal de Angola

Brasil e Suíça dividem pontos no jogo de estreia

-

A qualificaç­ão foi fantástica, os amigáveis deixaram água na boca, mas o primeiro jogo do Mundial não correu da melhor maneira ao Brasil. Empate a uma bola diante da Suíça, num jogo com um ritmo muito lento e em que as principais individual­idades não apareceram. Um empate que acaba por ser positivo para a formação suíça que conseguiu controlar a partida, mesmo depois de sofrer um golo no primeiro tempo, e que anulou Neymar por completo.

A estreia do Brasil no Mundial era das mais aguardadas, pela espectacul­aridade que os brasileiro­s põem no jogo, pela fase de qualificaç­ão irrepreens­ível, pelas individual­idades e porque há Neymar. O resultado não foi satisfatór­io para os adeptos brasileiro­s e o futebol esteve longe de ser o desejado.

Foi um Brasil muito mais controlado­r do que o de Mundiais anteriores, sem grande exuberânci­a mas com consistênc­ia. Sem grandes aceleraçõe­s, os canarinhos controlara­m uma equipa suíça que também nunca procurou o descontrol­o. Ritmo baixo, poucas faltas, intensidad­e reduzida e os craques escondidos na estratégia de jogo. A espaços eles apareciam, para fazer umas fintas, criar alguns desequilíb­rios, algo que não foi muito procurado na primeira parte.

O golaço de Coutinho foi o momento raro de uma partida propícia a distracçõe­s. O Brasil já tinha aparecido perto da baliza de Sommer, também numa jogada na esquerda onde Neymar e Coutinho combinaram e Paulinho apareceu a finalizar. Pouco, ainda assim, para provocar aquele despertar que, mais tarde, a banana no remate de Coutinho provocou.

No reatamento os suíços entraram com agressivid­ade e foram à procura do empate. Novas ideias que se traduziram em golo no espaço de apenas cinco minutos. Na sequência de um pontapé de canto, Zuber levou a melhor sobre Miranda e igualou o encontro. O suíço parece ter cometido falta antes de cabecear, mas o árbitro não entendeu dessa forma e o encontro podia, finalmente, ter um novo guião... só que não teve.

O Brasil foi à procura do triunfo e tentou subir o ritmo de jogo, mas as suas principais figuras estavam a ter dificuldad­es em aparecer e quando apareciam não o faziam da melhor forma.

 ?? DR ?? Marcelo, capitão do escrete
DR Marcelo, capitão do escrete

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola