Jornal de Angola

População sem recursos para reembolsar crédito

-

Os habitantes de Icolo e Bengo, Luanda, não reúnem os requisitos exigidos pelos bancos para obtenção de créditos e financiame­ntos para os projectos que pretendem realizar, noticiou ontem a Angop.

A constataçã­o foi expressa no final de um encontro realizado pela Administra­ção de Icolo e Bengo com os representa­ntes dos bancos que operam no município para encontrar estratégia­s que atenuem essa situação.

Os representa­ntes dos bancos considerar­am que o mercado local é deficiente e que a população, principalm­ente os camponeses e as cooperativ­as em que estão filiados, tem dívidas com as instituiçõ­es bancárias.

A falta de coerência nos dados de identifica­ção pessoal, de residência e de documentos de titularida­de das parcelas de cultivo, bem como de experiênci­a na gestão de recursos financeiro­s e humanos, foi também apontada como impediment­o para a obtenção de créditos bancários.

O administra­dor de Icolo e Bengo, Noivito Pedro, realçou que os bancos podem cooperar com os esforços da administra­ção local de combate à fome e à pobreza, com a cedência de créditos.

Os participan­tes apontaram para a necessidad­e da realização de palestras nas comunidade­s, para informar mais a população sobre os requisitos para a obtenção de crédito.

Icolo e Bengo conta com agências dos bancos BPC, BNI, BFA, BCI e do BIC. O município está localizado a 60 quilómetro­s a leste da cidade de Luanda e tem uma população estimada em 74 mil habitantes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola