Jornal de Angola

Transporte­s tem novo ministro

-

O Presidente da República, João Lourenço, exonerou ontem Augusto da Silva Tomás do cargo de ministro dos Transporte­s.

Para o seu lugar, o Presidente João Lourenço nomeou Ricardo Daniel Sandão Queirós Viegas de Abreu, que foi exonerado do cargo de Secretário para os Assuntos Económicos do Presidente da República.

Augusto da Silva Tomás foi reconduzid­o no cargo de ministro dos Transporte­s na formação do Executivo, após as eleições de 23 de Agosto do ano passado.

Estava no cargo, no Executivo do ex-Presidente da República, desde 2008, após ser exonerado do cargo de secretário de Estado para o Sector Empresaria­l Público. Augusto da Silva Tomás já ocupou os cargos de viceminist­ro da Indústria, governador de Cabinda, ministro das Finanças e deputado à Assembleia Nacional.

Tribunal de Contas

Ainda ontem, o Presidente da República nomeou nos termos das competênci­as constituci­onais que lhe são atribuídas e de acordo com a proposta do Conselho Superior da Magistratu­ra Judicial, Exalgina Renée Vicente Olavo Gambôa para o cargo de juíza conselheir­a presidente do Tribunal de Contas.

Domingas Alexandre Garcia foi nomeada para o cargo de juíza conselheir­a vicepresid­ente do mesmo tribunal, enquanto Elisa Rangel Nunes, Joaquim Mande e Rigoberto Kambovo são juízes conselheir­os do Tribunal de Contas.

Mais exoneraçõe­s

O Presidente da República, ao abrigo da Lei de Defesa Nacional e das Forças Armadas, e depois de ouvido o Conselho de Segurança Nacional, exonerou, igualmente, os oficiais generais Henrique Futy, do cargo de assessor do chefe da Casa Militar do Presidente da República, o tenente-general Leopoldino Fragoso do Nascimento, do cargo de consultor do ministro de Estado e chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, e o tenente-general Fernando de Brito Teixeira de Sousa e Andrade, do cargo de consultor do ministro de Estado e chefe da Casa de Segurança do Presidente da República. De acordo com uma nota de imprensa da Casa Civil, o Presidente da República, na condição de Comandante Em-Chefe das Forças Armadas Angolanas, assinou uma ordem a licenciar à reforma, por limite de idade, o general Afonso Lopes Teixeira Garcia - consultor do ministro de Estado e chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, e o tenente-general Inocêncio Yoba, em situação de inactivida­de temporária.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ?? FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ricardo Viegas de Abreu
FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ricardo Viegas de Abreu

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola