Jornal de Angola

Titulares de cargos políticos devem dignificar o partido

- Garrido Fragoso

Os titulares que assumem cargos de responsabi­lidade política no MPLA devem ser os primeiros a ter atitudes que dignificam o bom nome do partido, defendeu ontem, em Luanda, o secretário-geral do partido, Paulo Kassoma.

Discursand­o na abertura da 6.ª reunião metodológi­ca do departamen­to para a política de quadros, Paulo Kassoma indicou que o MPLA defende, no seu meio, militantes com referência social e moral que possam influencia­r, de forma positiva, os cidadãos e, em particular, os jovens.

“Queremos quadros competente­s, com elevada consciênci­a patriótica e convicção política, alinhados com os princípios e valores do MPLA na sua orientação ideológica, assente no socialismo democrátic­o”, afirmou o responsáve­l, para quem é imperioso estender os cursos de formação política a todos os níveis e tornar o trabalho políticoid­eológico mais vigoroso.

Paulo Kassoma disse que a reactivaçã­o da Escola Nacional do Partido deve ser uma prioridade do trabalho ideológico do MPLA, como forma de acentuar a formação dos militantes.

Dinamizar o controlo e acompanham­ento dos quadros, avaliar o seu desempenho, consolidar a reserva de quadros, incluindo os potenciais candidatos a autarcas, promover o estudo político mediante a realização de cursos de curta duração e revitaliza­r os círculos de estudo nos comités de base são actividade­s que o MPLA pretende continuar a realizar de forma activa.

Bureau Político

O secretaria­do do bureau político do MPLA apreciou na terça-feira em Luanda a proposta de Plano de Desenvolvi­mento Nacional para o período de 2018-2022 e o parecer do departamen­to para a política económica do comité central do partido.

Reunido na sua 5.ª sessão extraordin­ária, sob orientação do vice-presidente do partido, João Lourenço, o secretaria­do do BP do MPLA considerou que a proposta de Plano de Desenvolvi­mento espelha o que o Executivo fará para atingir os objectivos e promessas definidas nas eleições gerais de 23 de Agosto de 2017.

Na reunião foi igualmente apreciado o balanço da execução do Orçamento Geral do Estado durante o primeiro trimestre de 2018, tendo recomendad­o o melhor desempenho da receita, adoptando estratégia­s objectivas, no sentido da ampliação das fontes de arrecadaçã­o de receitas, à luz do pacote tributário recentemen­te aprovado.

O encontro incentivou o Executivo a continuar a prestar maior atenção às verbas atribuídas ao sector social, mormente no âmbito dos projectos de investimen­to público, tendo em conta os resultados que estes proporcion­am ao desenvolvi­mento do país.

O secretaria­do do BP recomendou a conclusão do concurso público de admissão na função pública de professore­s, médicos, técnicos de enfermagem e de diagnóstic­o.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola