Jornal de Angola

Coreia do Sul suspende as manobras militares

-

As Forças Armadas da Coreia do Sul anunciaram ontem a suspensão das manobras militares para facilitar o diálogo com a Coreia do Norte, disse um porta-voz do Ministério da Defesa sul-coreano.

As manobras Taeguk, cujo início estava previsto para 26 de Junho foram adiadas e está a ser “revista a data e a forma mais adequada para a sua execução”, afirmou a mesma fonte à agência noticiosa espanhola EFE.

Realizadas todos os anos desde 1995, em Maio ou Junho, pelo Exército sul-coreano, as Taeguk prolongam-se por três dias e esta é a primeira vez que são adiadas.

Este anúncio surgiu um dia depois da suspensão oficial das manobras anuais conjuntas da Coreia do Sul e dos Estados Unidos da (EUA), Ulchi Freedom Guardian, que normalment­e decorrem em Agosto.

A decisão de suspender temporaria­mente as manobras anuais conjuntas dos dois aliados deveu-se à actual política de diálogo com o Governo norte-coreano e a eventual desnuclear­ização deste país.

A suspensão das manobras foi inicialmen­te anunciada pelo Presidente dos EUA, Donald Trump, na sequência da histórica cimeira da semana passada, em Singapura, com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, na qual concordara­m que o Governo de Pyongyang abandonava o programa nuclear.

O Presidente chinês, Xi Jinping, quer que a China desempenhe “um papel construtiv­o” na desnuclear­ização da Coreia do Norte, um compromiss­o expresso no último encontro com líder norte-coreano.

Em contrapart­ida, o Governo de Washington garantiu a segurança da Coreia do Norte. Seul disse esperar um gesto recípro.

 ?? DR ?? Os exercícios Taeguk estavam previstos para o dia 26
DR Os exercícios Taeguk estavam previstos para o dia 26

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola