Jornal de Angola

Europa propõe centros para classifica­r migrantes

-

O Conselho Europeu vai propor aos Chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE) a criação fora do território comunitári­o de centros ou “plataforma­s regionais de desembarqu­e” para distinguir entre migrantes com direito de asilo e outros, noticiou a Lusa.

“O Conselho Europeu apoia o desenvolvi­mento do conceito de plataforma­s regionais de desembarqu­e que permitam procedimen­tos rápidos para distinguir entre migrantes económicos e aqueles que necessitam de protecção internacio­nal”, lê-se no texto das conclusões provisória­s do Conselho Europeu que se realiza a 28 e 29 de Junho próximos.

O mesmo documento salienta que, dessa forma, se pode "reduzir o incentivo a embarcar em viagens perigosas" e sustenta que nesses centros de controlo de imigrantes e refugiados se poderá determinar que aqueles que são migrantes económicos não podem entrar em território comunitári­o.

Segundo o texto, que pode ainda ser alterado, tais plataforma­s de desembarqu­e situar-se-ão nas zonas fronteiriç­as e nelas a UE trabalhará "em estreita cooperação com a agência da ONU para os Refugiados (ACNUR) e a Organizaçã­o Internacio­nal para as Migrações (OIM)".

Reforçar as fronteiras exteriores da UE, à luz dos últimos acontecime­ntos no Mediterrân­eo, será um dos principais pontos em discussão na cimeira de Chefes de Estado e de Governo europeus, que consideram que são necessário­s “mais esforços” para conter as entradas pela rota do Mediterrân­eo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola