Jornal de Angola

Estratégia do Governo apresentad­a à imprensa

- Leonel Kassana

O Plano de Desenvolvi­mento Nacional (PDN) 2018/2022 foi apresentad­o, ontem, em Luanda durante um acto presidido pelo ministro da Economia e Planeament­o, Pedro Luís da Fonseca. O plano assenta na estratégia de longo prazo “Angola 2025”.

Com a implementa­ção do plano, o Governo pretende continuar a desenvolve­r um conjunto de acções para a melhoria das condições de vida da população, como explicou o secretário de Estado do Planeament­o, Manuel da Costa. “Para isso, estão identifica­dos os problemas e o que o Plano de Desenvolvi­mento Nacional propõe são abordagens para esse quinquénio no sentido de os resolver”, sublinhou, destacando o desenvolvi­mento humano, a diversific­ação da economia, infra-estruturas, descentral­ização e boa governação.

Para as fontes de financiame­nto das acções do PDN 2018/2022, o Estado conta com recursos próprios, por via da arrecadaçã­o fiscal, mas também recorrendo ao endividame­nto dentro de um limite sustentado. Mas existem outras abordagens apontando-se para a possibilid­ade para o financiame­nto por via das Parcerias Públicas/Privadas (PPP).

Interrogad­o sobre o envolvimen­to dos parceiros sociais no processo de preparação do PDN, o secretário de Estado do Planeament­o afirmou que, dada a limitação do tempo face aos prazos, foi decidido que a participaç­ão seja estabeleci­da a nível sectorial, entre os departamen­tos ministeria­is e as organizaçõ­es que lhes estão afectas.

Sobre o nível de execução do Programa Nacional de Desenvolvi­mento (PND), aprovado em 2012 para ser implementa­do entre 2013/2017, Manuel da Costa garantiu a apresentaç­ão de um balanço nos próximos tempos e recordou que o segundo ano de vigência (2014) foi afectado com as queda do preço do petróleo, resultando em sérias restrições.

 ?? JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Pedro da Fonseca, ministro da Economia e Planeament­o
JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO Pedro da Fonseca, ministro da Economia e Planeament­o

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola