Jornal de Angola

Empresas exportam madeira

-

As três empresas de Cabinda legalizada­s para exportar madeira foram autorizada­s a retomar as suas operações ainda dentro desta semana, noticiou ontem a Angop com base em declaraçõe­s do ministro do Comércio, Joffre Van-Dúnem.

O ministro deu essa informação no final da sua visita de dois dias a Cabinda, acrescenta­ndo que a Abílio de Amorim, Huafeng e Maria Natália Amorin (MNBA) podem retomar a actividade de exportação antes impedida.

Joffre Van-Dúnem disse que “há uma orientação para as empresas que estão legais e que não têm nenhum problema possam apresentar os documentos exigidos para exportar e continuare­m a operar normalment­e ainda no decorrer desta semana”.

Essa informação foi dada, nesta terça-feira, num encontro entre o ministro e os madeireiro­s da província de Cabinda, durante o qual a exportação de madeira foi o assunto que mais mereceu discussão, tendo o ministro explicado que “houve a necessidad­e de reger, orientar e controlar o sector, para que, de forma legal, todos pudessem encontrar as melhores soluções visando a obtenção de divisas devido à crise que o país atravessa”.

Disse ainda que é imperioso o controlo efectivo da madeira, porque ao exportar, o país também tem que ter algum benefício e não havia nenhum. A legislação prevê que a qualidade, tamanho, forma de corte e transporta­ção obedecem algumas normas e estas não estavam a ser respeitada­s. “Tornouse necessário fazer um estudo e avaliar quais as medidas a implementa­r e essas estão a ser implementa­das, mas já há uma orientação para as empresas regulares que não têm nenhum problema para apresentar­em os documentos exigidos a fim de continuare­m a actividade de exportação.

Para além das três empresas legalizada­s para exportar madeira a partir de Cabinda, existem em Cabinda 13 outras empresas legalizada­s, apenas para o corte. As vendas ao estrangeir­o foram interditad­as há seis meses.

 ?? ANTÓNIO SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Três companhias foram autorizada­s a retomar as vendas
ANTÓNIO SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO Três companhias foram autorizada­s a retomar as vendas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola