Jornal de Angola

Centenas de crianças estudam em capelas

- Weza Pascoal

Mais de 900 crianças do bairro Benfica, periferia da cidade de Menongue, capital da província do Cuando Cubango, estudam em condições precárias, debaixo de árvores e em capelas das igrejas Católica, Protestant­e, Universal e Pentecosta­l, denominaçõ­es religiosas que proliferam na circunscri­ção, com cerca de 2.500 habitantes.

O coordenado­r do bairro, Alberto Salvador, disse ao Jornal de Angola que desde finais da década de noventa, altura em que começaram a receber muita população que fugia da guerra noutras localidade­s do interior do Cuando Cubango e do Moxico, as crianças sempre estudaram debaixo de árvores ou em capelas.

Fez saber que em 2015 o Governo Provincial deu início à construção de uma escola primária e do I Ciclo, com oito salas, estando já concluídas as paredes, colocação do tecto de chapas de zinco, portas e os acabamento­s dos trabalhos de alvenaria. Há cerca de um ano que se espera pelo apetrecham­ento e construção do muro de vedação.

Enquanto isso, cerca de 900 alunos assistem as aulas em capelas, na sua maioria improvisad­as, feitas de blocos de barro (adobe) e cobertas de chapas de zinco.

“Quando há muito sol, os alunos são forçados a retirarem-se, devido à temperatur­a intensa que se faz sentir no interior das capelas, e continuare­m com as aulas a céu aberto”, acrescento­u.

A circunscri­ção controla 27 professore­s, que leccionam nas referidas capelas, dos quais oito deixaram de trabalhar pelo facto dos seus nomes terem sido apagados do sistema automático de pagamento de salário.

 ?? NICOLAU VASCO-MENONGUE | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Bairro Benfica tem salas de aula improvisad­as e superlotad­as
NICOLAU VASCO-MENONGUE | EDIÇÕES NOVEMBRO Bairro Benfica tem salas de aula improvisad­as e superlotad­as

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola