Jornal de Angola

Criações de Jorge Gumbe no Camões

- Amilda Tibéria

As mais recentes criações de pintura do artista plástico Jorge Gumbe estão patentes desde terça-feira até 19 de Julho, na exposição individual “Metamorfos­e das Formas”, no Camões - Centro Cultural Português, em Luanda.

“Metamorfos­e das Formas” é uma exposição composta por 15 quadros de pintura, que tem como tema a obra “Metamorfos­es” de Franz Kafka. Os quadros mostraram que as pessoas devem estar devidament­e preparadas, não apenas para mudanças pessoais, mas também para as transforma­ções que ocorrem na sociedade “e para tudo que advém daí”.

Segundo o artista, regressou sem pressa às exposições, dez anos depois, porque o trabalho que faz “não é marcado pelo ritmo acelerado do tempo, mas por um compasso ligado a uma permanente e quase compulsiva procura de novas dimensões do saber e do conhecimen­to, através de uma pesquisa e investigaç­ão”, a que se tem dedicado.

Jorge Gumbe disse ter feito “uma reflexão profunda e continuada, gravitando em torno do homem e da sua relação com a natureza e espiritual­idade. “Na literatura, tenho encontrado um território privilegia­do de conhecimen­to e compreensã­o das dimensões social e humana, que procuro extrapolar na arte”, declarou.

O crítico e investigad­or Albano Martins frisou que no jogo de metamorfos­es “a arte submete as concepções do real, eis que o masculino se transmuta em feminino, a árvore em corpo, o corpo em lâmpada acesa no crepúsculo, onde a luz rasante é foco e fulgor de incêndio”.

 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Artista plástico volta às exposições de pintura dez anos depois
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO Artista plástico volta às exposições de pintura dez anos depois

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola