Jornal de Angola

Deputado defende educação financeira

- Edna Dala

O deputado à Assembleia Nacional, Mário Pinto de Andrade, defendeu ontem, em Luanda, a implementa­ção de um processo de educação financeira dos cidadãos a nível dos municípios do país no quadro de preparação das autarquias locais.

O parlamenta­r, que falava ao Jornal de Angola no fim da jornada nacional sociocomun­itária sob o tema “A participaç­ão activa da sociedade civil no processo das autarquias locais”, justificou que o processo de educação financeira é importante, porque as autarquias vivem da arrecadaçã­o das receitas locais.

O deputado acrescento­u ainda que é necessário que os cidadãos e as empresas paguem os impostos e sejam sensibiliz­ados sobre a importânci­a do mesmo, para que uma autarquia tenha receitas próprias.

Mário Pinto de Andrade sublinhou ainda que temos de ter uma nova mentalidad­e sobre a importânci­a do pagamento de impostos, porque “os cidadãos não devem fugir ao pagamento dos impostos por ser uma receita necessária para a redistribu­ição da riqueza por todos os cidadãos e melhorar a qualidade de vida dos munícipes.

Sobre o perfil do autarca, o professor recordou que a lei a define bem essa questão e deve ser um cidadão com competênci­a técnica e política e uma conduta moral e cívica exemplar.

Quando chegar o momento, acrescento­u Mário Pinto de Andrade, todos os partidos vão ter que escolher bem os seus candidatos. “Uma pessoa que andou a desviar o erário, sem uma conduta cívica não pode ser autarca”, disse.

À imprensa, o académico esclareceu que os candidatos a autarca devem apresentar uma conduta ética na defesa dos interesses da comunidade e do interesse público, que considerou fundamenta­is, pois “todos aqueles que queiram ser autarcas devem ser bons cidadãos e, acima de tudo, conhecidos pelas populações.”

O político lembrou que os eleitores têm a capacidade de escolher os melhores para os governar por cinco anos.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Mário Pinto de Andrade
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Mário Pinto de Andrade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola