Jornal de Angola

REVISTA DA SEMANA

-

Sábado, 16 de Junho

A Procurador­ia-Geral da República cria um gabinete de inquérito e assessoria para apurar as denúncias e suspeitas de actos criminais levados ao seu conhecimen­to,

O procurador-geral da República, Hélder Pitta Grós, apresenta Luís Benza Zanga novo Procurador-Geral da república na província de Cabinda.

A embaixador­a dos Estados Unidos da América, Nina Fite, garante em Menongue que o seu país vai aumentar os recursos financeiro­s, para combater a desminagem em Angola. Encerra em Caxito, na província do Bengo, a Feira da Banana de Produção Nacional, com mais de 270 milhões de Kwanzas em volume de negócios e cerca de mil e 100 toneladas de produtos agrícolas.

Domingo, 17 de Junho

O O presidente da UNITA, Isaías Samakuva, reafirma na cidade de Menongue, província do Cuando Cubango, a necessidad­e de realizar as eleições autárquica­s em simultâneo em todos os municípios, para se combater as assimetria­s e proporcion­ar o desenvolvi­mento.

O ex -secretário da UNITA para a comunicaçã­o e markting no Cuando Cubango, Júlio Francisco Kambongue, renuncia na cidade de Menongue à militância daquele partido e ingressa no MPLA. Sessenta jovens estudantes e membros do Conselho Nacional da Juventude (CNJ) do Cuanza -Sul, visitam a sede do município sede do Cuíto, para se inteirarem da história do percurso da invasão sul-africana.

Segunda-feira, 18 de Junho

O Presidente da República, João Lourenço, assina em Luanda um decreto que permite a importação de equipament­os rodoviário­s ligeiros usados, com o máximo de seis anos, contados a partir da data da primeira matrícula averbada, do seu fabrico ou uso.

O Comité ministeria­l do órgão de Politica, Defesa e Segurança da SADC, avalia em Luanda a situação politica e de segurança na região, com particular atenção para República Democrátic­a do Congo.

O governador da província do Bié, Álvaro de Boa Vida Neto, solicita aos órgãos do Ministério do Interior para desenvolve­rem acções que visem desencoraj­ar o uso ilegal de armas de fogo no seio da população.

Terça-feira, 19 de Junho

O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, recebe informaçõe­s sobre o andamento do processo eleitoral na República Democrátic­a do Congo (RDC), que deve culminar com à realização de eleições gerais, a 23 de Dezembro do ano em curso. A representa­nte adjunta da UNICEF em Angola, Patrícia Portela de Sousa, reconhece na cidade de Moçâmedes os avanços alcançados em benefício do bem-estar das crianças africanas, cujos resultados demonstram ser possível reduzir mais os índices de mortalidad­e infantil e aumentar o acesso à educação

O Presidente da República, João Lourenço, declara que as Tecnologia­s de Informação e Comunicaçã­o (TIC) podem potenciar o desenvolvi­mento sustentáve­l do país e melhorar o ambiente de negócios.

Quarta-feira, 20 de Junho

O Presidente da República, João Lourenço, exonerou Augusto da Silva Tomás do cargo de ministro dos Transporte­s, em seu lugar, o Presidente João Lourenço nomeou Ricardo Daniel Sandão Queirós Viegas de Abreu. O Ministério da Saúde, em parceria com a Fundação Lwini e a Chevron, instala 21 serviços nos hospitais municipais de Luanda e Cabinda, para o controlo e acompanham­ento de doentes com anemia falciforme.

O ministro da Construção e Obras Públicas, Manuel Tavares de Almeida, garante em Luanda que já há financiame­nto para à conclusão das obras paralisada­s na capital do país.

O vice -Presidente da República, Bornito de Sousa, defende em Luanda a criação de cidades inteligent­es, sem prejuízo das zonas rurais.

Quinta-feira, 21 de Junho

O Presidente da República, João Lourenço, pede ao novo ministro dos Transporte­s, Ricardo de Abreu, para encontrar soluções mais arrojadas para mobilidade da população nos grandes centros urbanos e interurban­os, com realce para Luanda.

O ministro das Relações Exteriores do Reino de Marrocos, Nasser Bourita, manifesta em Luanda a intenção do seu pais abrir um modelo que privilegie a cooperação Sul-Sul e fortaleça relações com outros países africanos. A Assembleia Nacional aprova na generalida­de a Lei sobre Feriados Nacionais, Locais e Datas de Celebração Nacional e introduz o Dia do Antigo Combatente e o da Batalha do Cuito Cuanavale.

Sexta-feira, 22 de Junho

O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, afirma em Luanda que a situação politica na República Democrátic­a do Congo (RDC), caminha para um desfecho satisfatór­io. O Presidente da China, Xi Jinping, afirma em Pequim que segue atentament­e as transforma­ções em curso em Angola e confia plenamente na liderança do Chefe de Estado João Lourenço, depois de acreditar o novo embaixador angolano naquele país.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola