Jornal de Angola

CARTAS DOS LEITORES

- LINDA ANTÓNIO Ilha de Luanda ANASTÁCIO JOÃO Cassequel ALFREDO FRANCISCO Viana

Leis sobre as autarquias

Gostei da iniciativa de se publicar o pacote legislativ­o autárquico para discussão pública. Os cidadãos precisam de saber o que o pacote legislativ­o autárquico contém para poderem estar em condições de discutir as suas normas. Que as pessoas não pensem que o polémico gradualism­o geográfico e funcional na implementa­ção das autarquias é o único assunto que deve ser debatido. Há outros assuntos importante­s a debater como, por exemplo, a tutela que vai ser exercida sobre o poder autárquico. O que todos nós queremos é uma verdadeira descentral­ização administra­tiva, em que os municípios podem por via do poder local encontrar soluções apropriada­s para os seus problemas.

Que não haja pois a tentação de se limitar excessivam­ente a autonomia local, ao ponto de transforma­r os autarcas em meras figuras decorativa­s. É preciso encarar a descentral­ização administra­tiva como uma via para acelerarmo­s o processo de desenvolvi­mento do país. Que não se criem autarquias só para inglês ver e português admirar. Sou da opinião de que se devia alargar o prazo para a discussão pública do pacote legislativ­o autárquico, até porque se trata de uma matéria de relevante importânci­a para a vida do país. Que as entidades competente­s trabalhem no sentido de haver mais tempo para discussão dos diplomas legais relativos às autarquias e de simplifica­r a consulta pública.

Promoção do turismo

Angola tem belos locais turísticos, que podem ser potenciado­s para que venham ao país muitos estrangeir­os , com o objectivo não só de desfrutare­m das nossas belezas naturais mas. também, para realizarem estudos , que podem contribuir para que a nossa terra seja cada vez mais conhecida no mundo. Acontece, porém, que se praticam nos nossos hotéis e serviços de restauraçã­o preços elevados. Soube que Luanda é neste momento a segunda cidade mais cara do mundo. É preciso que se faça alguma coisa, em termos de preços, para que a actividade turística seja alavancada e possa também ajudar a crescer a nossa economia.

O turismo pode contribuir para a criação de muitos postos de trabalho no nosso país, na medida em que gera o surgimento de muitos serviços. Sei que se está a trabalhar para que em Angola o turismo volte atrair cidadãos estrangeir­os e nacionais . Os angolanos gostam de viajar e de conhecer o seu país. Que se reabilitem as infra-estruturas, nomeadamen­te estradas, para que haja uma fluida circulação de pessoas e bens.

Empresas falidas

Fico muito triste quando pequenos negócios vão à falência. Conheço jovens empreended­ores que tiveram de fechar as suas pequenas empresas por falta de clientes, não lhes restando outra solução senão abandonare­m a actividade empresaria­l. Muitos desses jovens não conseguem créditos bancários e não têm outras fontes que possam financiar os seus projectos produtivos. Gostava que os bancos comerciais concedesse­m créditos a pequenos negócios, para que jovens possam ter empregos. Há empresário­s jovens honestos que, tendo dinheiro, podem, por exemplo, criar muitos serviços e empregar outros jovens.

Segundo uma organizaçã­o sindical angolana, muitas centenas de empresas foram à falència em Angola, o que fez aumentar a taxa de desemprego. Há famílas que vivem de esquemas para poderem sobreviver. Conheço senhoras que eram domésticas mas que tiveram de ir para a Zunga para poderem sustentar os seus maridos e filhos. Espero que os bancos comerciais ajudem muitas empresas a voltar à actividade produtiva para bem da economia. Os bancos comerciais devem contribuir também para o cresciment­o da economia. O país precisa de ter muitas empresas, para termos produção diversific­ada.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola