Jornal de Angola

Declaraçõe­s de Macron irritam líderes italianos

-

O Presidente francês, Emmanuel Macron, advertiu ontem que a França “não tem lições a receber de ninguém” sobre a questão dos migrantes porque é “o segundo país-anfitrião de asilo este ano”, numa resposta a críticos italianos.

“Nunca nos esqueçamos dos nossos valores, serei inflexível nesse ponto”, afirmou o Presidente francês, acabado de chegar à reunião informal europeia sobre migração.

Emmanuel Macron alertou: “cada vez que traímos esses valores, criamos o pior”. “É o respeito pelos direitos humanos, pelo indivíduo, por outros Estados e a integridad­e e solidaried­ade que nos une”, salientou.

Líderes de Itália anunciaram na sexta-feira terem ficado indignados com as declaraçõe­s do Presidente francês de que a Itália “não está a viver uma crise migratória, mas uma crise política”, alimentada por “extremos que jogam com medos”.

Macron, nessa declaração proferida na sexta-feira, argumentou ainda que, desde o início deste ano, a França recebeu mais pedidos de asilo do que a Itália e denunciou o que chamou “espírito de manipulaçã­o e hipersimpl­ificação”.

“650 mil desembarqu­es em quatro anos, 430 mil pedidos, 170 mil suspeitos de refugiados”, respondeu o ministro italiano do Interior, Matteo Salvini.

“Se para o arrogante Presidente Macron isso não é um problema, nós convidamol­o a parar com os insultos e provar a sua generosida­de com factos, abrindo os muitos portos franceses e deixando de reprimir homens, mulheres e crianças” na fronteira franco-italiana.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola