Jornal de Angola

Colégio Americano tem até sábado para fechar as portas

-

O Ministério da Educação ordenou à administra­ção da “American Schools of Angola” o encerramen­to total daquele colégio privado, que funciona em Luanda, até ao dia 30 de Junho, segundo um despacho assinado pela ministra Maria Cândida Teixeira.

De acordo com o despacho, publicado com data de 12 de Junho, a decisão surge após diligência­s feitas pelo Gabinete de Inspecção Nacional da Educação e do Gabinete Provincial de Educação de Luanda, que concluíram pelo funcioname­nto daquele estabeleci­mento com um currículo “não oficial” em Angola.

Acrescenta que a abertura daquele colégio privado, nos arredores de Luanda, “não respeitou o instituído na lei, implicando um desrespeit­o às normas constituci­onais e legais” em Angola, sendo determinad­o o encerramen­to compulsivo. A “American Schools of Angola” foi inaugurada em Setembro de 2017, leccionand­o da sexta e 12ª classe, com um currículo 100 por cento norteameri­cano e propinas anuais entre os cinco e os sete milhões de kwanzas.

“A direcção da instituiçã­o de ensino deve proceder à entrega de toda a documentaç­ão fundamenta­l respeitant­e à escrituraç­ão escolar, processos individuai­s dos alunos, contratos e cadastros do corpo docente e administra­tivo ao Gabinete Provincial da Educação de Luanda”, define o despacho de encerramen­to do Ministério da Educação.

Determina ainda que o Gabinete Provincial da Educação “deve supervisio­nar o diálogo com a comunidade educativa” e que “o processo de encerramen­to deve estar concluído até ao dia 30 de Junho”, o que acontece precisamen­te no final do presente ano lectivo 2017/2018.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola