Jornal de Angola

Milhares de candidatos concorrem à docência

As candidatur­as têm de ser entregues nas sedes das administra­ções municipais, onde vão ser realizados os testes

- Luisa Victoriano

Um total de três mil 686 candidatos concorre para mil 174 vagas disponívei­s para professore­s de vários níveis , informou à imprensa o director províncial da Educação de Malanje, Gabriel Boaventura.

O responsáve­l disse que o ensino primário tem disponívei­s 500 vagas , o primeiro ciclo do ensino secundário 374, o segundo ciclo do 8.º escalão 84 e o segundo ciclo do 6.º escalão 270.

“Este concurso público será realizado a nível dos municípios e as candidatur­as estão a ser entregues directamen­te nas repartiçõe­s municipais. Para o efeito, foram criadas comissões técnicas”, disse Gabriel Boaventura, para adiantar que “as provas serão aplicadas por disciplina­s, no caso do primeiro e segundo ciclo do ensino secundário”. Gabriel Boaventura informou que a afixação dos tópicos para as provas começou ontem e que no dia 3 de Julho realizamse os testes .

“O número de vagas para inserção de novos professore­s vai satisfazer as necessidad­es do sector na ordem de 80 por cento”, disse.

Docentes desactivad­os

O director da Educação em Malanje disse que os quadros do sector que foram desactivad­os do sistema financeiro do Ministério das Finanças devem entregar todos os documentos solicitado­s há dois anos, na altura do cadastrame­nto biométrico.

Explicou que na referida altura muitos destes professore­s foram cadastrado­s como trabalhado­res com baixa médica, mas não apresentar­am os respectivo­s comprovati­vos. Dos 606 funcionári­os que estavam abrangidos por esta situação, 452 vão ter os salários normalizad­os no final do mês em curso”, assegurou Gabriel Boaventura .

Emissão de Bilhetes de identidade grátis

Crianças de várias instituiçõ­es escolares tiveram acesso ao processo de emissão de Bilhete de Identidade grátis, através de um projecto conjunto entre o Ministério da Justiça e Direitos Humanos e o Ministério da Educação. Gabriel Boaventura disse que o referido projecto teve início em Malanje no passado mês de Maio e até no final do ano prevê-se a expansão pelos 14 municípios da província.

 ?? JAIMAGENS/FOTÓGRAFO ?? Ensino primário na província de Malanje tem disponívei­s 500 vagas para professore­s
JAIMAGENS/FOTÓGRAFO Ensino primário na província de Malanje tem disponívei­s 500 vagas para professore­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola