Jornal de Angola

Fotógrafo anti-apartheid sepultado em Joanesburg­o

-

O fotógrafo sul-africano David Goldblatt, que denunciou o regime de apartheid na África do Sul, foi ontem a sepultar em Joanesburg­o.

David Goldblatt morreu segunda-feira em casa, em Joanesburg­o, aos 87 anos.

Goldblatt ficou conhecido pelo trabalho fotográfic­o, que documentou as atrocidade­s da política de segregação racial seguida pelo governo de minoria branca da África do Sul, desde 1948, até ao início da década de 1990.

Goldblatt foi o primeiro fotógrafo sul-africano a expor individual­mente no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA).

Nascido em 1930, na África do Sul, Goldblatt começou a trabalhar como fotógrafo em 1961, tendo o seu trabalho sido desde o início influencia­do pelo apartheid.

Em extensas séries de fotografia­s (inicialmen­te publicadas em livros e revistas), Goldblatt deu rosto às estruturas sociais estabeleci­das por aquele regime opressivo.

Através da fotografia a preto e branco, Goldblatt capturou imagens das minas de ouro em decadência e dos seus operários, dos negros pobres do Soweto, da classe média branca em Boksburg, perto da Cidade do Cabo, e da vida dos Afrikaners, parte da população branca, que Goldblatt invejava pelas suas fortes raízes sul-africanas, mas que, ao mesmo tempo, culpava pelo apartheid.

As pessoas e objectos que Goldblatt fotografav­a nas suas séries a preto e branco são colocados no centro das imagens e moldados pela luz e pela sombra, por vezes de forma dramática.

Goldblatt publicou um primeiro livro em 1973, com a escritora Nadine Gordimer, Nobel da Literatura - “On the Mines” -, em que abordava as condições de trabalho nas minas de ouro.

Seguiu-se então o ensaio sobre a população branca, “Some Afrikaners Photograph­ed”, que lhe abriu as portas das galerias europeias e do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.

Nos últimos anos, o olhar de Goldblatt estendeu-se pelas dificuldad­es sociais que marcam a actualidad­e sul-africana.

 ??  ??
 ?? DR ?? Fotógrafo David Goldblatt
DR Fotógrafo David Goldblatt

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola