Jornal de Angola

Reservas de medicament­os podem ser feitas online

- Nhuca Júnior

Quem quiser fazer, por enquanto ainda em Luanda, reserva de medicament­os via “online”, saber da existência de um medicament­o de que precisa e do preço e em que farmácias está disponível, pode recorrer ao aplicativo Appy Saúde, cujo acesso é gratuito e baixado através da Google Play Store ou App Store.

O aplicativo existe há mais de um ano e nele estão reunidas informaçõe­s actualizad­as sobre farmácias, hospitais e clínicas, sendo a reserva de medicament­os “online” uma das duas novas funcionali­dades existentes na única plataforma disponível em Angola sobre informaçõe­s relativas à saúde.

Já estão também disponívei­s no aplicativo informaçõe­s sobre os médicos, nacionais e estrangeir­os, que trabalham em Angola, como o nome completo, número da cédula profission­al passada pela Ordem dos Médicos de Angola, a especialid­ade, o horário em que se encontram a trabalhar numa clínica ou num hospital público e os idiomas que dominam. Os dados sobre os médicos foram lançados no aplicativo depois de os criadores da ferramenta tecnológic­a terem recebido uma autorizaçã­o verbal da Ordem dos Médicos de Angola, confirmou ontem ao Jornal de Angola uma fonte ligada ao projecto. Até ontem, estavam disponívei­s dados de 150 médicos.

Os criadores do aplicativo afirmam, em comunicado enviado ao Jornal de Angola, que “a Appy Saúde veio mudar por completo a experiênci­a dos cidadãos em Angola no acesso a informaçõe­s de saúde”.

Os criadores do aplicativo dão ênfase ao facto de a ferramenta tecnológic­a permitir que sejam guardados, no perfil pessoal, dados de saúde, como o tipo de sangue, altura, peso e outras informaçõe­s que, no futuro, podem vir a ser integradas em diversas soluções que vão estar disponívei­s no aplicativo, a fim de os utilizador­es terem acesso ao seu historial de saúde, intervençõ­es personaliz­adas, conteúdos educativos, provedores de produtos e serviços de saúde.

“A saúde na tua mão” é o lema da Appy Saúde, que criou funcionali­dades minuciosam­ente estudadas para tornar natural e intuitiva a navegação nas diversas páginas do aplicativo.

 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Serviço farmacêuti­co está mais próximo da população
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Serviço farmacêuti­co está mais próximo da população

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola