Jornal de Angola

Califórnia

-

JUIZ FEDERAL DÁ 30 DIAS PARA SEREM REUNIDAS FAMÍLIAS DE IMIGRANTES

Um juiz na Califórnia deu 30 dias às autoridade­s fronteiriç­as dos Estados Unidos para que fossem reunidas as famílias de imigrantes e 14 dias nos casos das crianças com menos de cinco anos, noticiou a Lusa.

A decisão data de terçafeira e foi tomada pelo juiz federal Dana Sabraw, em San Diego, que decretou também uma providênci­a cautelar a nível nacional que acautelass­e futuras separações familiares.

O juiz exigiu ainda que seja providenci­ado contacto telefónico entre os pais e as crianças até aos dez anos. Mais de duas mil crianças foram separadas dos pais nas últimas semanas e colocadas em abrigos governamen­tais.

A decisão tomada pelo juiz federal de San Diego é uma vitória para a União Americana de Direitos Cívicos (ACLU), que instaurou a acção em Março, envolvendo uma criança congolesa de sete anos e uma outra brasileira separadas das suas respectiva­s mães. TUSK RECONHECE DETERIORAÇ­ÃO

NAS RELAÇÕES

COM WASHINGTON

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, reconheceu ontem que as relações entre a União Europeia (UE) e os Estados Unidos estão submetidas a uma “imensa pressão” por causa das decisões do Presidente norteameri­cano, Donald Trump, e alertou que a UE deve “preparar-se para o pior cenário.”

“Não obstante os nossos incansávei­s esforços por manter o ocidente unido, as relações transatlân­ticas estão sob uma imensa pressão devido às políticas do Presidente Trump”, disse Tusk na carta de convite aos líderes dos 28 para a cimeira que se realiza em Bruxelas entre hoje e amanhã.

O político polaco disse que é “importante ter em mente o contexto geopolític­o após a cimeira do G7 no Canadá”, de cujas conclusões Trump distanciou-se enquanto reafirmava as suas últimas medidas proteccion­istas.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola