Jornal de Angola

Empréstimo­s totalizara­m 900 milhões de dólares

-

A banca angolana disponibil­izou, de 2013 a 2017, cerca de 900 milhões de dólares para implementa­ção de 515 projectos do Programa Angola Investe, anunciou hoje o secretário de Estado para Economia, Sérgio dos Santos.

Em declaraçõe­s à imprensa, disse que o Estado desembolso­u 450 milhões de dólares para a bonificaçã­o dos juros, a criação do fundo de garantia de crédito e do Fundo Activo de Capitais de Riscos Angolano (FACRA).

Os números, considerou, são “satisfatór­ios”, caso se tenha em conta as condições de alteração da conjuntura, em que “a banca não tem assim tanto dinheiro para emprestar, como o Estado está com dificuldad­es.”

Apesar do contexto, a expectativ­a é de que o programa atinja melhores resultados no quinquénio 2018/2022, com a perspectiv­a de a economia crescer, no sector não petrolífer­o, a um ritmo médio de 5,1 por cento ao ano.

O secretário de Estado reconheceu a existência de constrangi­mentos no acesso ao crédito, uma situação em que os bancos apontam a falta de qualidade dos projectos em investimen­to e de conhecimen­tos técnicos dos próprios empresário­s como justificaç­ão para recusar empréstimo­s.

Apontou a falta de garantias por parte dos empresário­s e o volume dos juros como outras dificuldad­es que impedem o processo mais expansivo de concessão de crédito no âmbito do Angola Investe.

Para estas três questões - conhecimen­to, garantias e encargos financeiro­s -, o Executivo tem programas orientados pelo Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) para formar os empresário­s, dotando-os da habilidade necessária para estruturar e gerir negócios.

Sérgio dos Santos disse que o Executivo estuda a possibilid­ade de fundir, em Julho próximo, o INAPEM com o Instituto de Fomento Empresaria­l, duas instituiçõ­es que estão a trabalhar no sentido de formar os empresário­s.

 ?? FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Secretário de Estado para a Economia, Sérgio dos Santos
FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Secretário de Estado para a Economia, Sérgio dos Santos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola