Jornal de Angola

Atendiment­o grátis na feira da saúde

- João Salvo | Saurimo

Mais de 600 pessoas beneficiar­am ontem, em Saurimo, de consultas médicas grátis, durante uma feira organizada no mercado do bairro Candembe, arredores da cidade, numa promoção da Direcção Provincial da Lunda-Sul da Saúde, em parceria com a Associação de Estudantes Angolanos Formados em Cuba.

A iniciativa ocorreu numa altura em que as estatístic­as fornecidas pelas autoridade­s sanitárias da província apontam para mais de 44.270 casos de malária, notificado­s de Janeiro a Maio, que resultaram em 74 óbitos hospitalar­es.

Segundo a directora provincial da Saúde, Maria Dina Segunda, a feira visa despertar a consciênci­a dos cidadãos para a observânci­a de medidas preventiva­s contra várias doenças, como a desnutriçã­o severa, febre tifóide, tensão arterial, malária e as provocadas por VIH/SIDA.

Os técnicos de saúde distribuír­am medicament­os e sopa às pessoas submetidas às consultas e garantiram que acções do género estão previstas em outras localidade­s do município de Saurimo.

Satisfeito­s com o humanismo no atendiment­o e em posse de medicament­os para cura das enfermidad­es notificada­s, Carlos Sozinho e Rebeca Nacatongo defendem a multiplica­ção de oportunida­des do género no seio das comunidade­s, para facilitar as pessoas mais desfavorec­idas e reduzir as enchentes em hospitais.

 ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Habitantes de Saurimo estão a receber assistênci­a médica
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Habitantes de Saurimo estão a receber assistênci­a médica

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola