Jornal de Angola

Jovem agredida por seguranças

-

Uma colombiana de 21 anos, que vive desde os cinco em Portugal, foi esmurrada por segurança dos Transporte­s do Porto, na noite de São João, noticia o Diário de Notícias.

Um vídeo de 17 segundos, difundido pela Internet, mostra Nicol Quinayas no chão, de cara para baixo, sangue sobre a calçada e um homem barbudo, de uniforme onde se lê 2045, em cima dela.

Tinha saído com amigas para a noite de São João e estavam as três, passava das cinco da manhã de 24 de Junho, na paragem do autocarro 800, no Bolhão, para voltar a casa, quando se deu o incidente.

Acabaram no hospital, com Nicol a fazer uma TAC para ver se os murros na cara não tinham causado outras lesões. A polícia esteve no local, mas, segundo as raparigas, nada lhes perguntou. Na manhã de 25, quando Nicol foi à esquadra apresentar queixa, foi-lhe dito que não havia registo da ocorrência, quanto mais a identifica­ção do segurança.

“Tu aqui não entras preta de merda, queres apanhar um autocarro, apanhas no teu país.” Esta é uma das frases que o segurança terá dit a Nicol.

Uma testemunha que estava com amigos à espera de outro autocarro ouviu outro insulto racista: “Estes pretos não mudam”.

Diz a testemunha que a polícia“não perguntou nada a ninguém. Já vi muitas vezes este tipo de situação. A polícia acredita muito mais nos seguranças. Foi um caso de abuso de autoridade simples. Eles, os seguranças, têm um sentimento de impunidade”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola