Jornal de Angola

Presidente recebe cientista angolano

- João Dias

O cientista angolano Ricardo Augusto Figueiredo vai apresentar duas das suas invenções na Silicon Valley, Estado da Califórnia (Estados Unidos), nos dias 4 e 6 de Julho.

Tratam-se do colector de mosquitos, que detecta o mosquito causador da malária e da febre-amarela, e do sistema de carregamen­to de baterias de telefones, denominado “Chirengo”. Angola é o único país da África Austral que vai marcar presença no grande palco das inovações.

Ontem, o inventor foi recebido pelo Presidente da República, João Lourenço, a quem expôs, com algum detalhe, os produtos do engenho, as dificuldad­es, ambições, mas sobretudo o que quer para o seu futuro no universo das tecnologia­s.

Com o apoio que o Chefe de Estado se prestou a dar, Ricardo Figueiredo está de malas feitas para representa­r o país numa das feiras mais apetecívei­s e “habitat” das empresas mais famosas no mundo. “A partir de agora vamos ter melhores resultados do que já temos vindo a apresentar e para a produção técnica e industrial. Queremos mostrar tudo de bom e melhor que Angola pode dar”, disse Ricardo Figueiredo, que acrescento­u: “quem vai a Silicon Valley não é qualquer pessoa”.

Em Silicon Valley, o viveiro tecnológic­o e de inovação mais famoso do mundo, Ricardo Augusto Figueiredo deve apresentar o Colector de Mosquitos, que foi medalha de ouro em Nuremberga, Alemanha, em 2016, e o Chirengo, desenvolvi­do no Huambo, na localidade com o mesmo nome, e que é um sistema para carregar baterias de telefones.

Embora não tenha entrado em detalhes, fez saber que a invenção é, para já, fora do convencion­al, pois não recorre nem a energia solar, nem a eléctrica para carregar.

Em 2013, Ricardo Figueiredo conseguiu uma medalha de prata em Nuremberga, com a invenção de um robot construído para limpar vidros de arranha-céus. A vantagem do robot reside no facto de não usar químico e ser completame­nte ecológico.

O robot projecta vapor sobre o vidro, exerce alguma pressão e limpa. O vapor passa de imediato para o estado líquido, que pode ser aproveitad­o para a irrigação de jardins.

 ?? FRANCISCO BERNARDO|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ricardo Augusto Figueiredo
FRANCISCO BERNARDO|EDIÇÕES NOVEMBRO Ricardo Augusto Figueiredo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola